Amazônia Sem Fronteira

Política

Líderes mundiais parabenizam Lula pela vitória na eleição do Brasil

Líderes mundiais parabenizam Lula pela vitória na eleição do Brasil

Líderes mundiais parabenizam Lula pela vitória na eleição do Brasil
(Foto: AFP/EFE)

Presidentes e autoridades de diversos países parabenizaram Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pela vitória no segundo turno das eleições presidenciais neste domingo (30).

O petista assumirá o cargo pela terceira vez, a partir de 1º de janeiro de 2023.

EUA

O presidente dos EUA, Joe Biden, congratulou Lula pela vitória. Em uma nota divulgada pela Casa Branca, disse: “Estou ansioso para que trabalhemos juntos para continuar a cooperação entre nossos dois países nos próximos meses e anos”.

O líder democrata classificou as eleições brasileiras de “livres e justas”.

França

O presidente da França, Emmanuel Macron, chamou o atual momento de “um novo capítulo da história do Brasil” e afirmou que, junto com Lula, vai renovar o vínculo de amizade entre os dois países. 

Portugal

O primeiro-ministro de Portugal mandou mensagem a Lula pelas redes sociais.

“Encaro com grande entusiasmo o nosso trabalho conjunto nos próximos anos, em prol de #Portugal e do #Brasil, mas também em torno das grandes causas globais”, escreveu António Costa.

Argentina

O presidente da Argentina, Alberto Fernández, afirmou que o terceiro mandato de Lula abre um novo tempo para a história da região.

“Sua vitória abre um novo tempo para a história da América Latina. Um tempo de esperança e futuro que começa hoje. Aqui você tem um parceiro para trabalhar e sonhar alto com a boa vida de nossos povos”, publicou Fernández nas redes sociais.

Espanha

O presidente da Espanha, Pedro Sánchez, afirmou que a vitória de Lula é uma aposta do Brasil “no progresso e na esparança” e que trabalhará junto do presidente eleito por “justiça social, igualdade e contra as mudanças climáticas”.

Alemanha

O embaixador da Alemanha no Brasil, Heiko Thoms, parabenizou Lula em nome do governo alemão.

Bolívia

O presidente boliviano, Luis Arce, disse que a vitória de Lula “fortalece a democracia e a integração latino-americana” e que o povo brasileiro será conduzido pelo caminho da paz, do progresso e da justiça social.

Venezuela

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, foi outro líder da América Latina que comemorou a vitória do petista e mandou seus cumprimentos pela internet.

“Viva os povos determinados a ser livres, soberanos e independentes! Hoje no Brasil a democracia triunfou. Parabéns, Lula! Um grande abraço!”, publicou nas redes sociais o líder venezuelano.

Colômbia

O presidente da Colômbia, Gustavo Petro, publicou um “Viva Lula” após a confirmação da derrota do atual presidente do Brasil, Jair Bolsonaro.

Fonte: R7.COM

Mais Notícias