Apesar da alta taxa de desemprego no Brasil, é comum ver nas ruas ou na internet anúncios de vagas, principalmente em grandes cidades, como São Paulo. Mas não é tão simples passar em uma entrevista de emprego, uma vez que boa parte das empresas faz exigências
consideradas “extremas”, conforme relato de alguns candidatos ouvidos pelo R7.
Certas exigências são tão inconcebíveis que acabam virando meme nas redes sociais. Um vídeo do influenciador João Vitor Melo em que ele aparece simulando uma entrevista de emprego viralizou. O recrutador pergunta ao candidato se ele tem experiência. A resposta é não, porque ele está em busca do seu primeiro emprego na área para, assim, ter a oportunidade de obter conhecimento. O responsável pelo processo seletivo descarta o jovem por isso e, no final, ele aparece chorando.
Leia também:
- Policiais da Rocam negam participação em chacina que fez quatro vítimas em Manaus
- Polícia Civil do Pará intensifica buscas para achar assassinos do Delegado Aldeney
- Maíra Cardi se declara para Thiago Nigro: ‘Nunca imaginei achar o par perfeito’
- Ex-amante de Jô diz que ex-jogador está finalmente disposto a fazer teste de paternidade
Apesar de ser um vídeo de humor, a representação feita pelo influenciador revela a realidade de muitas pessoas. Luiz Alcazar, por exemplo, conta que é formado em publicidade desde 2019 e, mesmo tendo feito mais de 20 entrevistas no decorrer desse tempo, não conseguiu emprego na área.
“Eu não fiz estágio na época da faculdade porque era isso ou o trabalho registrado, em que recebia bem mais, não dava para abrir mão. Todas as entrevistas que fiz depois disso exigiam experiência de pelo menos dois anos na área, inglês de nível intermediário a avançado, então ficou muito limitatante para mim. Não é todo mundo que tem condições de fazer curso”, desabafou Alcazar, de 26 anos, que atualmente está desempregado e mora no Jardim Vergueiro, na zona sul da capital.
A situação de Amanda Gonçalves, de 20 anos, é bem parecida. Ela não podia abrir mão do trabalho na época da faculdade para fazer um estágio e agora, já formada em recursos humanos, ela busca uma oportunidade na área. “Algumas empresas têm pedido experiência de um a três anos, mas no meu caso, por exemplo, saí da faculdade no fim do ano passado”, relata a jovem, que hoje faz bacharelado em gestão hospitalar.
Fonte: R7.COM