Estudante de 19 anos enganou amigos, familiares e várias pessoas na internet; farsa rendeu convites para palestras motivacionais
A estudante americana Madison Russo, de 19 anos, está sendo indiciada por fraude após arrecadar na internet quase R$ 186 mil fingindo ter leucemia, câncer no pâncreas e um tumor do tamanho de uma bola de futebol na coluna
Para convencer os doadores, ela ainda dizia que iria morrer em breve, mas que uma complexa cirurgia poderia aumentar seu tempo de vida em até cinco anos.
O caso sensibilizou amigos, vizinhos e desconhecidos, que doaram dinheiro para uma vaquinha online que Madison abriu no site Go Fund Me.
Além de mentir para as pessoas de seu convívio, a garota começou a compartilhar nas redes sociais detalhes da sua rotina e da suposta luta contra as doenças para atrair mais doadores.
+ Leia mais notícias no portal Amazônia Sem Fronteira
Com essa exposição na internet, ela foi convidada para dar uma entrevista para um jornal local, fazer uma palestra motivacional na faculdade em que estudava e em uma instituição beneficente de câncer.
Nesse ritmo, sua história viralizou e seus vídeos chegaram a oncologistas renomados e pacientes em tratamento de câncer, que perceberam logo de cara a discrepância das informações médicas. Após diversas denúncias, as autoridades iniciaram as investigações e descobriram a farsa.
Madison foi presa em 23 de janeiro. As instituições que receberam a jovem para que ela contasse a história lamentaram o caso e afirmaram que a confidencialidade médica não permitia que eles acessassem o tipo de informação necessária para apurar detalhes.
Os representantes do Project Purple, rede de apoio criada para pacientes com câncer pancreático, que confiaram na jovem, admitiram que não esperavam que alguém pudesse mentir sobre algo tão sério e que não queriam descredibilizar Madison.
A sensibilidade do assunto fazia com que as pessoas não questionassem a veracidade da história que a estudante divulgava e compartilhava. Depois que a verdade foi revelada, todos os doadores foram reembolsados, a vaquinha foi retirada do ar e Madison está banida da plataforma definitivamente.
( Por: Larissa Crippa*, do R7 )
Fonte: R7.COM