A indicação do ex-deputado federal para o cargo no Tribunal de Contas da União foi aprovada pelo Congresso em fevereiro
O ex-deputado federal Jhonatan de Jesus (Republicanos-RR) tomou posse nesta quarta-feira (15) como ministro do Tribunal de Contas da União (TCU). Ele ocupa a vaga deixada pela ex-ministra Ana Lúcia Arraes de Alencar, que se aposentou em julho de 2022. Jhonatan foi nomeado ministro da corte de contas em 1º de março.
Durante a solenidade de posse, o novo minstro do TCU disse que pretende fazer de sua atuação uma conexão efetiva e produtiva entre o tribunal e o Congresso. “Eu penso que, muito além da atribuição de órgão auxiliar do Poder Legislativo, esta casa pode assumir um papel ainda mais de proatividade e cumplicidade com a Câmara e o Senado, em prol da discussão e realização de políticas públicas concretas,” disse ele.
+ Leia mais notícias no portal Amazônia Sem Fronteira
A indicação de Jhonatan para o cargo foi aprovada pelas duas casas do Congresso em fevereiro. No Senado, ele teve 72 votos favoráveis, dois contrários e uma abstenção. Na Câmara, o parlamentar teve 239 votos favoráveis e venceu o ex-deputado Fábio Ramalho (MDB-MG), que teve 174 votos, e a deputada Soraya Santos (PL-RJ), que teve 75.
As vagas do TCU são distribuídas entre indicações do Senado, da Câmara dos Deputados e da Presidência da República, três para cada um. Elas são preenchidas de forma vinculada, ou seja, a substituição de um ministro cabe ao mesmo ente que o indicou. Jhonatan se juntará aos ministros Bruno Dantas (presidente da corte), Vital do Rêgo (vice-presidente), Walton Alencar Rodrigues, Benjamin Zymler, Augusto Nardes, Aroldo Cedraz, Jorge Oliveira e Antonio Anastasia.
Filho do senador Mecias de Jesus (Republicanos-RR), Jhonatan tinha iniciado o quarto mandato neste ano. Ele foi o candidato a deputado mais votado em Roraima nas eleições de 2022, com 19,8 mil votos.
Fonte: R7.COM