Amazônia Sem Fronteira

Cultura

Izabel Munduruku é a mais nova integrante da Comissão de Artes do Boi Garantido

Izabel Munduruku é a mais nova integrante da Comissão de Artes do Boi Garantido
(Foto: Divulgação)

A Associação Folclórica Boi-Bumbá Garantido, por meio de seu presidente Fred Góes, anunciou na manhã desta sexta-feira (17) a inclusão de Izabel Cristine Munduruku como a mais nova integrante da Comissão de Artes.

+ Leia mais notícias no portal Amazônia Sem Fronteira

Izabel, oriunda de uma família apaixonada pelo Boi do Povão, é mestre em História e uma liderança destacada no Movimento de Juventude e de Estudantes Indígenas do Amazonas. Com uma trajetória marcada pela luta em defesa da cultura indígena, ela promete agregar uma perspectiva rica, diversa e contemporânea às criações artísticas do Boi-Bumbá Garantido.

A nova integrante chega para reforçar o time vermelho e branco na preparação do espetáculo do 58º Festival Folclórico de Parintins, alinhada ao compromisso do Boi Garantido de preservar e exaltar as raízes da cultura brasileira em suas apresentações.

Em suas primeiras palavras como membro da Comissão de Artes, Izabel destacou a representatividade e o simbolismo de sua entrada:

“A importância deste momento está em que não entro sozinha. Quando um indígena alcança espaços por meio das lutas coletivas, nunca adentramos sozinhos. Comigo, além do povo Munduruku, entram uma diversidade de conhecimentos e ciências que moldaram minha trajetória até aqui. A vida no movimento indígena, em comunidade, e os saberes adquiridos na universidade mobilizam aquilo que os povos indígenas apontam como alternativas para a sociedade. Isso demonstra que não estamos ocupando espaços apenas por sermos indígenas. Estamos qualificados para exercer funções técnicas nos mais diversos ofícios, fruto de muita luta e afirmação indígena. Sou torcedora do Boi Garantido desde criança e fico feliz em contribuir, como mulher indígena e intelectual, com o Boi que faz parte da minha vida. Essa presidência, ao reconhecer e potencializar esse espaço com a presença indígena, demonstra sua sensibilidade às conjunturas atuais, em que questionamos os processos históricos e apontamos novas perspectivas. A presença indígena e feminina neste espaço precisa ser valorizada como transformadora e diferenciada.”

• Siga o Amazônia Sem Fronteira no Facebook aqui
• Siga o Amazônia Sem Fronteira no Instagram aqui

A Nação Vermelha e Branca recebe Izabel Cristine com entusiasmo, celebrando essa união de tradição, história e inovação que promete marcar mais um ano de grandes conquistas no Festival Folclórico de Parintins.

 

Fonte: ASSESSORIA

👉🏼 Siga o AmSemFronteira no Youtube – bit.ly/43MIy6H
Baixe o APP do AMSF no Google Play – https://bit.ly/3XlNFIR

Mais Notícias