Amazônia Sem Fronteira

Brasil

Itamaraty diz que brasileiros vão receber autorização para sair da Faixa de Gaza pelo Egito ‘em breve’

Nomes foram informados às autoridades locais em 9 de outubro, diz governo brasileiro; grupo em Gaza é formado por 34 pessoas

Itamaraty diz que brasileiros vão receber autorização para sair da Faixa de Gaza pelo Egito 'em breve'
(Foto: Reprodução/X/Ministério da Defesa de Israel)

O Ministério das Relações Exteriores (MRE) comunicou nesta quarta-feira (1º) que o governo acredita que os 34 brasileiros e familiares que estão na Faixa de Gaza devem deixar a área “em breve”, a partir da fronteira com o Egito, de volta ao Brasil. O Itamaraty afirma que “confia que em breve serão contemplados com autorização para passagem por Rafah [na fronteira com o Egito]”.

+ Leia mais notícias no portal Amazônia Sem Fronteira

“Os nomes foram informados desde 9 de outubro às chancelarias egípcia e israelense e às autoridades responsáveis na Faixa de Gaza”, escreveu o MRE em nota. Segundo o ministério, o governo tem mantido contato com as autoridades locais para retirar os brasileiros que estão na zona de conflito entre Israel e o grupo terrorista Hamas.

“Tanto o presidente Lula quanto o ministro Mauro Vieira têm realizado gestões em favor da saída dos brasileiros junto a diversas altas autoridades de Egito, Israel, Catar, a Autoridade Palestina e de outros países da região. As gestões continuarão a ser feitas até que se concretize a saída dos brasileiros retidos em Gaza”, ressaltou o órgão.

De acordo com o Itamaraty, os 34 brasileiros e familiares próximos continuam abrigados perto da fronteira com o Egito, em Khan Younes e Rafah. Por meio do Escritório de Representação em Ramallah, o Brasil alugou uma casa para mantê-los seguros, com itens básicos e atendimento de telemedicina.

Antes da decolagem, o grupo precisou fazer uma viagem por terra da Cisjordânia até o Aeroporto Internacional Marka, em Amã, na Jordânia. A previsão de chegada da aeronave à Base Aérea de Brasília é na quinta-feira (2), às 5h30. Antes, haverá paradas técnicas na Itália, na Espanha e no Recife (PE).

A aeronave presidencial é usada na missão de resgate. Segundo o governo federal, são 11 homens, 10 mulheres e 11 crianças no grupo. Há entre eles seis idosos, dois deles cadeirantes.

As cidades de destino dos 33 brasileiros que estavam com a repatriação prevista são: Foz do Iguaçu (oito), São Paulo (cinco), Florianópolis (quatro), Recife (três), Rio de Janeiro (três), Fortaleza (três), Curitiba (dois), Goiânia (dois), Brasília (dois) e Porto Alegre (um). No entanto, houve desistência de uma das pessoas que seriam repatriadas para o Brasil e, por esse motivo, apenas 32 embarcaram na aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB).

• Siga o AmSemFronteira no Facebook acessando aqui
• Siga o AmSemFronteira no Instagram acessando aqui

Antes de chegarem ao aeroporto, os repatriados foram transportados em vans e ônibus de 11 cidades da Cisjordânia até Jericó. “Os veículos foram identificados com a bandeira do Brasil. Para fins de segurança, as placas, os trajetos e as listas de passageiros foram informados às autoridades da Palestina e de Israel”, explicou o embaixador Alessandro Candeas. A medida foi tomada para evitar bombardeios.

Balanço

Com mais essa repatriação, a Operação Voltando em Paz terá resgatado 1.446 passageiros e 53 animais de estimação, em oito voos de Israel e um da Jordânia. Todos foram comandados pela Força Aérea Brasileira. No total, são 1.443 brasileiros e três bolivianas.

Fonte: R7.COM

Mais Notícias

Continue in browser
To install tap Add to Home Screen
Add to Home Screen
Amazônia Sem Fronteira
Get our web app. It won't take up space on your phone.
Install
See this post in...
Amazônia Sem Fronteira
Chrome
Add Amazônia Sem Fronteira to Home Screen
Close

For an optimized experience on mobile, add Amazônia Sem Fronteira shortcut to your mobile device's home screen

1) Press the share button on your browser's menu bar
2) Press 'Add to Home Screen'.