Portaria com as normas do processo seletivo foi publicada pelo Ministério das Relações Exteriores nesta segunda-feira (6)
O Ministério das Relações Exteriores autorizou a realização, em 2023, de concurso público com 30 vagas para a carreira de diplomata. Os cargos são para a classe de terceiro-secretário da carreira. A portaria com a autorização do processo seletivo foi publicada no Diário Oficial da União desta segunda-feira (6).
Leia também:
- Após críticas, Conselho Nacional de Educação admite ampliar debate sobre novo currículo de geografia
- Morre diplomata Sérgio Paulo Rouanet, que deu nome à lei de incentivo cultural
- Morre aos 88 anos o diplomata Sérgio Paulo Rouanet, que deu nome à lei de incentivo cultural
- Itamaraty abre hoje exposição do coração de D. Pedro I
- Termina neste domingo a exposição do coração de D. Pedro I
A primeira fase do concurso consistirá de prova objetiva, de caráter eliminatório, com questões de língua portuguesa, história do Brasil, história mundial, geografia, língua inglesa, política internacional, economia e direito. Na segunda fase, os candidatos terão provas de língua portuguesa e língua inglesa.Já a terceira fase do concurso terá questões de história do Brasil, política internacional, geografia, economia, direito, língua espanhola e língua francesa. Será estabelecida nota mínima para aprovação no conjunto das provas escritas de história do Brasil, política internacional, geografia, economia, direito, língua espanhola e língua francesa.
O prazo de realização da primeira prova será de dois meses após a publicação do edital — a ser feita pela diretora-geral do Instituto Rio Branco. Segundo a portaria, o prazo foi reduzido devido à necessidade de que a data de conclusão do concurso seja compatível com o planejamento de atividades do Instituto Rio Branco em 2023.
( Por: Carlos Eduardo Bafutto )
Fonte: R7.COM