Uso de dados se torna uma realidade no futebol brasileiro e já faz parte do dia a dia das equipes
O uso de inteligência artificial na rotina dos clubes de futebol já é uma realidade. Nos departamentos de futebol, a tecnologia é utilizada em áreas como análises de desempenho, relatórios físicos e técnicos dos atletas, captação de jovens promissores e avaliação de contratações. Além dos clubes, a Fifa, entidade máxima da modalidade, também já utiliza o recurso tecnológico para minimizar erros e elevar o nível de competitividade do futebol mundial.
Cientista de dados do Internacional, o executivo Eduardo Seligman, cita que as informações obtidas pelo uso da tecnologia são fundamentais nas tomadas de decisão da diretoria e comissão técnica. “Aqui no Inter, e em outras equipes também, muitas das informações que obtemos são geradas através de algoritmos e automatização. São dados que impactam em aspectos como captação de atletas, observação e análises de desempenho”, explica Seligman.
Para Bruno Maia, CEO da Feel The Match e executivo de inovação no esporte, a tecnologia está promovendo uma verdadeira transformação no esporte. Na opinião do especialista, o bom uso da inteligência artificial e a da leitura de dados deve ser utilizado para desenvolver e modernizar a modalidade.
“O acesso e a capacidade de interpretar dados são a base de toda a transformação que o futebol vive e viverá nos próximos anos. O uso de tecnologias de inteligência artificial busca acelerar essas duas coisas, além de oferecer soluções e técnicas inacessíveis ou muito caras para as habilidades humanas, de maneira escalável”, analisou. Mas o que é Inteligência Artificial? Basicamente, trata-se se máquina que “imita a inteligência humana” para realizar tarefas e se aprimorar com base nos dados e informações que recebem.Com a missão de reunir clubes, empresários e jogadores na mesma plataforma, o aplicativo “Chronus Sports”, da empresa Mooh!Tech, iniciou as inscrições de atletas profissionais na última terça-feira. No app, dirigentes, treinadores e empresários poderão acessar informações como histórico de partidas, relatórios técnicos, condições físicas e análises sobre a imagem pública dos jogadores.
Fonte: R7.COM