Amazônia Sem Fronteira

Brasil

INSS reduz fila de processos para análise ao menor estoque dos últimos anos, abaixo de 1 milhão

INSS reduz fila de processos para análise ao menor estoque dos últimos anos, abaixo de 1 milhão
( Foto: Reprodução )

Em janeiro, 1,86 milhão de requerimentos esperavam finalização; número de pedidos é o menor desde o início do processo digital

A fila de pedidos de Reconhecimento Inicial de Direitos de Benefícios Previdenciários e Assistenciais que aguardam análise do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) atingiu, neste mês de outubro, o menor estoque dos últimos anos, 976 mil processos. Em janeiro deste ano, havia 1.865.209 requerimentos em análise.

Atualmente, a média de requerimentos finalizados, com ou sem concessão de benefício, chega a 630 mil por mês, 70% a mais que os 462 mil pedidos novos que chegam por mês, em média, à autarquia federal.

O estoque de processos iniciais do Benefício por Incapacidade que aguardam a análise pericial da Secretaria de Perícia Médica Federal é de 560.342 pedidos.

Com o aumento da quantidade de processos analisados por mês, a expectativa é que o instituto consiga diminuir ainda mais a fila e, consequentemente, a espera dos segurados por um benefício.

Essa redução no estoque foi possível com a inclusão de processos de requerimento inicial com prazo de análise já expirado no Programa Especial para Análise de Benefícios com Indícios de Irregularidade. Eles passam por uma investigação mais aprofundada, que visa identificar eventuais benefícios concedidos de forma incorreta ou irregular aos segurados.

O programa especial também prevê pagamento de bônus aos servidores que atuam exclusivamente na concessão de benefícios, por meio de programas de gestão por teletrabalho. Esses funcionários do INSS trabalham com meta mensal maior que a dos demais, e são mais produtivos na análise de requerimentos.

Fonte: R7.COM

Mais Notícias