Amazônia Sem Fronteira

Cidade

IMMU informa que irregularidades de veículos pesados disparam em 2024

IMMU informa que irregularidades de veículos pesados disparam em 2024
(Foto: Divulgação Semcom)

A Prefeitura de Manaus, por meio do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), tem atuado para evitar irregularidades no trânsito, tendo como um dos focos o combate a infrações envolvendo veículos pesados. Essa fiscalização é uma das estratégias encontradas por órgãos de mobilidade urbana para prevenir acidentes de trânsito nas vias da cidade.

+ Leia mais notícias no portal Amazônia Sem Fronteira

No ano passado, as autuações envolvendo veículos pesados transitando em locais e horários não permitidos aumentaram 174% em comparação com 2023, quando foram registradas 202 autuações. No ano seguinte, 2024, o IMMU contabilizou 554 autuações.

Apenas no ano passado, a aplicação de multa em veículos pesados trafegando de forma irregular somaram 404 registros; por transitar em horário não permitido foram 46 autuações; e, por fim, as multas por transitar em local não permitido pela regulamentação do caminhão somam 101 autuações.

“Nossa missão é garantir a segurança e a fluidez do trânsito em Manaus, e isso inclui a fiscalização rigorosa do cumprimento das regras estabelecidas. Fiscalizar o tráfego de caminhões é uma medida essencial para reduzir congestionamentos e aumentar a segurança nas vias mais movimentadas da cidade, especialmente em horários de pico”, comentou o vice-presidente de Trânsito do IMMU, Lêda Junior.

A prefeitura vem reforçando essa fiscalização para proporcionar mais segurança no trânsito e mobilidade urbana, e pede a colaboração dos motoristas de caminhões para que respeitem as normas estabelecidas, contribuindo assim para uma cidade mais segura e eficiente para todos.

Zona Máxima de Restrição

A Zona Máxima proíbe a circulação de veículos pesados nas avenidas Mário Ypiranga Monteiro, Djalma Batista, Constantino Nery, Paraíba, Umberto Calderaro e mais dez vias na área central da cidade.

Os veículos com Peso Bruto Total (PBT) acima de oito toneladas são restritos de circular das 6h às 9h e das 17h às 20h. Para veículos com PBT acima de 16 toneladas, a restrição é aplicada no intervalo das 9h às 17h. Essa restrição funciona de segunda a sexta-feira.

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), transitar em veículos com dimensões ou cargas superiores aos limites estabelecidos legalmente ou pela sinalização é infração grave, equivalente a cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação, com multa no valor de R$ 195,23 e retenção do veículo.

Autorização

A circulação de caminhões nessas áreas, fora do horário estabelecido, só será autorizada após a emissão da Autorização Especial de Tráfego (AET). As empresas transportadoras ou proprietários de veículos pesados devem solicitar o documento no setor de Atendimento do IMMU, na avenida Urucará, nº 1.180, bairro Cachoeirinha, zona Sul, das 8h às 14h.

• Siga o Amazônia Sem Fronteira no Facebook aqui
• Siga o Amazônia Sem Fronteira no Instagram aqui

Os argumentos apresentados serão analisados pela Diretoria de Engenharia, que poderá acatar ou não o pedido. O documento tem prazo de validade e deve ser renovado após expirar a autorização de circulação.

 

Fonte: SEMCOM/IMMU

👉🏼 Siga o AmSemFronteira no Youtube – bit.ly/43MIy6H
Baixe o APP do AMSF no Google Play – https://bit.ly/3XlNFIR

Mais Notícias