A Catedral Metropolitana de Manaus, mais conhecida como Igreja da Matriz, localizada no Centro de Manaus, precisou ser parcialmente interditada após se identificar risco de desabamento. O caso ocorreu na tarde da última sexta-feira (2).
A interdição foi comunicada pelo padre Hudson Ribeiro, pároco da Catedral. Ele informou que uma das colunas próximas da entrada principal da igreja e que sustenta o mezanino (coro) se movimentou, soltou e inclinou ameaçando desabar.
“A coluna centenária é de madeira. Pensávamos que era de concreto. Acionamos o Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico) e a SEC (Secretaria de Cultura do Amazonas). Estiveram aqui, avaliaram e nos solicitaram que chamássemos imediatamente a Defesa Civil”, informa o padre na nota.
O Padre Hudson Ribeiro afirma ainda que a cada tempo de espera a coluna se deslocava um pouco mais. “Assim, preocupados com o desabamento total, Knison (meu irmão) que presta serviço pra Arquidiocese, chumbou dois perfis de ferro para evitar a queda da coluna”, disse.
Agentes da Defesa Civil foram acionados e chegaram por volta das 19h. Após averiguarem a situação, decidiram pela interdição da área de entrada da Catedral. Neste sábado (3), o reparo deve ser realizado.. As missas e visitações estão mantidas, com exceção da área isolada.
“Avaliaram a situação e resolveram interditar toda a área de entrada da Catedral que sustenta o mezanino (coro) e nos solicitaram o imediato escoramento de toda a área que, por hora, apresenta risco de desabamento”, informou o padre.
Fonte: ASSESSORIA