Amazônia Sem Fronteira

Cidade

Idam realiza 1º Encontro de Extensionistas Rurais em Manaus

Idam realiza 1º Encontro de Extensionistas Rurais em Manaus
(Foto: Lucas Silva/Secom)

Técnicos e gerentes de 73 escritórios dos municípios debatem até amanhã (04) ações de eficiência para a autarquia

O Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), deu início, nesta segunda-feira (03), ao 1º Encontro de Extensionistas Rurais, no centro de eventos do Hotel Comfort, em Manaus, com a presença de representantes de todos os 73 escritórios da autarquia no estado.

O evento prossegue até amanhã (04), com o objetivo de fortalecer o setor primário por meio de discussões sobre atualização de diretrizes administrativas e renovação de metodologias de trabalho junto às associações, cooperativas e trabalhadores.

De acordo com o diretor-presidente do Idam, Daniel Borges, incluir a participação de técnicos, e não apenas dos gerentes, é uma maneira de dar maior eficiência ao trabalho que é feito no dia a dia das Unidades Locais (UnLocs).

“Historicamente, sempre fizemos o encontro com gerentes. Dessa vez, por determinação do governador Wilson Lima, estamos fortalecendo ainda mais o Setor Primário. O objetivo principal é ouvir essa demanda das unidades locais, ter a oportunidade de conversar sobre os pontos e também apresentar os novos procedimentos, que a nossa gestão está implementando no Idam”, disse Borges.

Leia também: Idam leva assistência técnica a aquicultores de todo o estado

José Renato, 28, trabalha como técnico em agropecuária no município de São Gabriel da Cachoeira, distante 852 quilômetros de Manaus. Ele destacou a região em que atua como técnico como um local de muitas peculiaridades, principalmente pela distância. Durante a reunião, falou também sobre as metodologias aplicadas junto aos produtores rurais. Para ele, encontrar colegas de outros municípios é uma oportunidade única de trocar conhecimento.

“A expectativa é adquirir conhecimento, apresentar as demandas e peculiaridades do nosso município, que é o mais indígena do país. É importante também pegar as referências de outras unidades locais e levar para os nossos povos tradicionais. Então, é trazer um pouco dessa vivência, dividir e tentar solucionar de uma forma eficaz a questão logística não só de São Gabriel da Cachoeira, como de outros locais”, ressaltou.

Programação integrada
O evento inclui representantes de instituições como a Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Amazonas (Adaf) e a Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS).

O evento é uma oportunidade para que todos possam debater as políticas públicas que visam o desenvolvimento rural sustentável e entender por completo as ações e programas de cada órgão.

Fonte: ASCOM/IDAM

Mais Notícias