Em um encontro marcado pela força e postura da mulher parintinense, Ida Silva, batuqueira do boi Garantido, sócia, torcedora e uma das primeiras a se posicionar contra os desmandos da gestão que se encerrou com o afastamento do ex-presidente Antônio Andrade anunciou oficialmente que é candidata a presidenta do “Boi do Povão”.
+ Leia mais notícias no portal Amazônia Sem Fronteira
Ida reuniu um time de jornalistas em sua residência localizada no Condomínio Ouro Verde, em Manaus, para comunicar sobre os planos de campanha e as propostas para construir, se eleita, um Garantido “técnico”, forte e vitorioso. “Quero mostrar que uma mulher no comando pode fazer a diferença”, declarou.
O anunciou foi para imprensa, mas, o lançamento oficial da campanha será em Parintins no dia 22 de julho e em Manaus no dia 29 do mesmo mês. “Vou reunir minhas ‘aguerrIDa’s’ e ir à luta”, avisou. “AguerrIDA’s são o grupo de mulheres da minha campanha que são inspiradas nas lendárias ‘comadres’ do Garantido” , revelou Ida. Em seu discurso aos convidados Ida elencou as propostas e respondeu aos questionamentos da imprensa. Entre as perguntas, uma relativa aos primeiros passos caso eleita: “Se eleita precisarei de uma auditoria para me dizer que boi estou herdando, o segundo passo é reconstruir nosso estatuto e paralelo a isso correr para adquirir um terreno e construir um galpão próximo ao bumbódromo. Isso é fundamental”, elencou.
Além de falar das propostas, Ida Silva explicou a razão de sua candidatura e a escolha do místico “Muiraquitã” como símbolo da campanha. “O Muiraquitã é um amuleto da sorte e da força da mulher amazônica. Ele é o símbolo maior da Icamiabas, as lendárias guerreiras Amazonas e é por isso que as mulheres são a força da minha campanha, porque eu acredito que como mulher posso reconstruir junto com minhas companheiras mulheres, o Boi Garantido”, afirmou. “Se Deus quiser é Nossa Senhora do Carmo me permitir, irei levar a mensagem da nossa campanha aos sócios e sócias do Garantido, ganhar e a eleição e reconstruir o nosso boi ancorado na palavra que eu considero vital: técnica! Emoção nós temos, superação nós somos, mas, nós precisamos de técnica!”, finalizou Ida Silva.
Conheça as 7 propostas de Ida Silva
1 – Reconstrução do Estatuo da Associação Folclórica Boi – Bumbá Garantido (AFBBG).
2 – Aquisição e construção do Novo Galpão de Alegorias do Garantido próximo ao bumbódromo.
3 – Política de Valorização dos patrocinadores locais e nacionais do Festival Folclórico de Parintins e do Boi Garantido.
4 – Reconstruir os projetos sociais do boi como a Universidade do Folclore utilizando novas ferramentas de captação de recursos além de criar ações envolvendo as novas gerações de artistas torcedores que podem ajudar no presente a construir o futuro do Boi Garantido.
5 – Reestruturar e modernizar a política de arrecadação das contribuições mensais dos sócios e sócias da Associação Folclórica Boi Bumbá Garantido (AFBBG).
6 – Trabalhar em parceria com a empresa captadora de patrocínios para o Festival Folclórico de Parintins, a busca de patrocinadores exclusivos para o setor coreográfico, de galera, de figurino e de ritmo. (Coreógrafos, Galera, Figurinistas e Batucada).
7 – Modernizar e estruturar setores administrativos vitais para o Garantido como as assessorias de Comunicação, Jurídica e de Marketing, com previsão estatutária descentralizada, com cargos em Parintins, Manaus e São Paulo.
Fonte: PARINTINS 24H