A acreditação ONA é uma das principais metodologias de avaliação da qualidade dos serviços de saúde no Brasil
O Hospital Delphina Rinaldi Abdel Aziz, do Governo do Amazonas, recebeu o selo de Acreditação ONA – Nível 2, a maior certificação em saúde do país, concedida a unidades que se destacam pela gestão de alto padrão de qualidade.
+ Leia mais notícias no portal Amazônia Sem Fronteira
A cerimônia de entrega da certificação ocorreu nesta terça-feira (16), no auditório do Hospital Delphina Aziz. A unidade, da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), é administrada pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH).
Participaram da cerimônia a secretária de Estado de Saúde, Nayara Maksoud, o diretor Norte/Oeste e Centro-Oeste do INDSH, José Luiz Gasparini, o diretor-executivo Anderson Barros, além de Bruno Casagrande, representante da entidade que realizou a auditoria para a acreditação, a Fundação Carlos Alberto Vanzolini.
A acreditação ONA é uma das principais metodologias de avaliação da qualidade dos serviços de saúde no Brasil, recomendada pela Fundação Vanzolini e chancelada pela Organização Nacional de Acreditação. No Amazonas, o Hospital Delphina é pioneiro na obtenção da certificação, pela rede pública. O selo destaca as instituições que cumprem rigorosos requisitos estabelecidos pelo Sistema Brasileiro de Acreditação.
A secretária Nayara Maksoud, parabenizou os diretores e a equipe do hospital por essa conquista que, segundo ela, eleva a um patamar de extrema qualidade os serviços oferecidos na unidade. “São conquistas importantes, resultado do apoio e suporte do Governo do Amazonas a essa transformação na área da saúde pública”, afirmou.
Para José Luiz Gasparini, a certificação aumenta a credibilidade da organização perante a sociedade, os profissionais de saúde e, sobretudo, os pacientes e usuários. “Os principais objetivos do planejamento estratégico das instituições de saúde sob a administração do INDSH, como o Hospital Delphina Aziz, e de forma alinhada com a Secretaria de Saúde e o Governo do Amazonas, são a melhoria da qualidade do serviço e a garantia da segurança dos pacientes”, disse o diretor.
Este processo de acreditação segue uma série de normas e medidas que promovem mudanças organizacionais nas instituições de saúde, elevando a qualidade, a credibilidade e os resultados dos serviços oferecidos à população, abrangendo desde a assistência até a gestão.
Cada avaliação pode resultar na certificação em um dos três níveis de acreditação ONA: Acreditado — Nível 1, Acreditado Pleno — Nível 2, e Acreditado com Excelência — Nível 3. Em mais de 25 anos de atuação, a ONA já certificou diversas organizações de saúde, solidificando seu papel como referência em qualidade e segurança no setor.
Bruno Casagrande, representante da Fundação Vazolini, explicou que o processo de acreditação segue uma série de normas e medidas que promovem mudanças organizacionais nas instituições de saúde, elevando a qualidade, a credibilidade e os resultados dos serviços oferecidos à população.
“Tudo isso só foi possível graças à governança corporativa que presenciamos aqui. Acredito firmemente que o Hospital Delphina Aziz tem plena capacidade para alcançar um nível de excelência. Enquanto muitos hospitais obtêm certificações e acreditações, mas depois perdem esses reconhecimentos com o tempo, aqui é diferente. Aqui, o trabalho de melhoria contínua é evidente”, destacou.
• Siga o Amazônia Sem Fronteira no Facebook aqui
• Siga o Amazônia Sem Fronteira no Instagram aqui
Anderson Barros, diretor executivo do INDSH, acredita que o trabalho e o comprometimento das equipes foram fundamentais para a conquista, assim como o apoio governamental nas ações estratégicas do Hospital Delphina Aziz. “Nós, colaboradores do hospital, trabalhamos diariamente para alcançar essas metas, que se traduziram na conquista da certificação”, disse ele.
Fonte: ASCOM/SES-AM
👉🏼 Siga o AmSemFronteira no Youtube – bit.ly/43MIy6H
Baixe o APP do AMSF no Google Play – https://bit.ly/3XlNFIR