Amazônia Sem Fronteira

Cidade

Hemoam adota novos processos para reduzir tempo de espera do paciente

Hemoam adota novos processos para reduzir tempo de espera do paciente

Hemoam adota novos processos para reduzir tempo de espera do paciente
Hemoam adota novos processos para reduzir tempo de espera do paciente

Organização de prontuários e balcão para recepção e triagem de informações possibilitaram atendimento mais rápido e de maior qualidade

A Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam), por meio do Serviço de Atendimento Médico e Estatística (Same), adotou novos procedimentos para melhoria do fluxo de atendimento ao paciente e estabeleceu nova rotina em processos internos. O principal impacto foi a redução do tempo de espera no atendimento ao público.

A primeira mudança que já está em funcionamento é um balcão da recepção dos pacientes, onde é feito um atendimento inicial para quem procura o serviço de assistência médica ambulatorial do Hemoam. A espera também foi otimizada a partir da catalogação e sistematização do arquivamento dos prontuários. Essas duas ações refletem na otimização da espera para muitos pacientes e seus acompanhantes.

Antes desse novo espaço, o atendimento era feito diretamente nos balcões de agendamento de consulta, o que ocasionava filas e maior tempo de permanência no local. Hoje, o tempo de espera foi reduzido, assim como as filas. Diariamente, pelo menos 230 pessoas passam pelo atendimento ambulatorial.

“Diversas demandas dos pacientes foram agilizadas a partir desse acolhimento na recepção, onde o paciente tira dúvidas, é orientado aonde ir e o que fazer. Porque às vezes o paciente ficava muito tempo na fila para atendimento, e quando chegava a vez dele, descobria que nem estava no setor correto para o atendimento que ele buscava”, relatou Alexandre Torres, gerente do Same.

Prontuários de pacientes – Outra medida que contribuiu para a redução do tempo de espera foi a catalogação e a criação de um mecanismo digital para o arquivamento dos prontuários.

A partir dessa organização de arquivos físicos e no sistema, a equipe do Same identificou e catalogou aproximadamente 15 mil prontuários inativos de pacientes que já não são atendidos pelo Hemoam há mais de cinco anos.

Fonte: ASCOM/HEMOAM

Mais Notícias