Amazônia Sem Fronteira

Cidade

Guardas da Prefeitura de Manaus prendem em flagrante suspeito de cometer assaltos a ônibus

Guardas da Prefeitura de Manaus prendem em flagrante suspeito de cometer assaltos a ônibus
( Foto: Altemar Alcântara )

Agentes de segurança da Prefeitura de Manaus prenderam, na noite de terça-feira, 20/12, no Terminal de Integração 3 (T3), no bairro Cidade Nova, um suspeito por roubo em ônibus. Portando uma faca, ele foi detido pela Guarda Municipal e apresentado ao 6º Distrito Integrado de Polícia (DIP), da Polícia

Desde o domingo, 18/12, agentes de segurança da nova Guarda Municipal estão acompanhando as rotas de ônibus com maior incidência de assalto, com o objetivo de identificar o modus operandi, buscando, assim, reduzir os números de ocorrências no transporte público, dando apoio às ações de segurança da Polícia Militar.

A Guarda Municipal vem passando, desde o início do ano, por uma reestruturação e caminha para se tornar uma importante força de segurança pública, dando assistência aos principais órgãos de atuação, por meio da cooperação, o que permitiu que os agentes dessem o flagrante no homem de 19 anos, que estava na linha 640 e o encaminhassem ao 6º DIP.

De acordo com o subsecretário de Segurança Pública e Defesa Social (Semseg), Alberto Neto, a Semseg tem buscado construir junto à nova Guarda Municipal um novo momento, com uma atuação integrada e de base comunitária.

“A determinação do prefeito David Almeida é que a Guarda Municipal seja comunitária, participativa e que a população se sinta segura com a sua presença, auxiliando as polícias Militar e Civil, dentro da sua esfera de atribuição. A Secretaria Municipal de Segurança Pública está buscando apoiar ações que reduzam os índices de insegurança pública na capital”, destacou Neto.

Segunda turma

Após a primeira turma com 42 guardas municipais concluírem o processo seletivo para o armamento, a Casa Civil publicou, na sexta-feira, 16/12, no Diário Oficial do Município (DOM), uma portaria convocando os candidatos para a 2ª turma entregarem as documentações.

Assim como no primeiro, o processo terá várias etapas e apenas agentes efetivos da guarda poderão participar. Neste momento, o servidor, no ato da inscrição, deve levar entre os documentos, a Certidão Negativa Criminal e os antecedentes criminais, a fim de comprovar o não envolvimento em atividades ilícitas, que vão na contramão do serviço que será prestado para a sociedade.

Concurso público

Além da segunda turma que deve compor o programa Guarda Presente que, atualmente, opera no centro histórico e deve ser ampliado para outros pontos da cidade,  o prefeito David Almeida também garantiu que um novo concurso público deve sair em 2023.

Fonte: ASCOM/SEMCOM

Mais Notícias