A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM) em cumprimento a operação Águas Seguras, na Base Fluvial Paulo Pinto Nery, coordenada pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-AM), prendeu 12 homens em Itacoatiara (a 176 quilômetros de Manaus). O grupo é suspeito de ter furtado cerca de 12 toneladas de fertilizante à base de cloreto de potássio. A carga furtada do depósito de uma empresa privada, foi avaliada em mais de R$ 125 mil.
+ Leia mais notícias no portal Amazônia Sem Fronteira
As prisões foram registradas em flagrante, nas proximidades do lago do Xituba. Além da recuperação de toda a carga furtada, a polícia apreendeu duas embarcações utilizadas pelo grupo para transportar o produto, altamente tóxico e que usado em maior concentração, pode ser utilizado na fabricação de explosivos.
O diretor do Departamento de Polícia do Interior (DPI) da Polícia Civil (PC-AM), delegado Paulo Mavignier informou que o furto foi registrado, na madrugada do último dia 14 e após o recebimento de informações, as equipes da Base Fluvial conseguiram localizar os suspeitos. Todo o produto furtado estava acondicionado dentro das embarcações dos suspeitos.
“A criminalidade está mudando para outros tipos de furto. Furtaram fertilizantes de uma empresa e nós rapidamente conseguimos atuar e realizar a prisão de mais de 11 pessoas e a apreensão desse material altamente contaminante para o meio ambiente e perigoso para a saúde humana. Estamos atuando de forma única para assegurar que a população que vive em Itacoatiara, que vive como ribeirinha no rio Amazonas, possa ter segurança”, afirmou Mavignier.
Todos os suspeitos foram encaminhados à Delegacia Interativa de Polícia (DIP), onde foram realizados os procedimentos de flagrante pelo crime de furto.
Base Fluvial Paulo Pinto Nery
As prisões e apreensão do fertilizante furtado foram recuperadas a partir da atuação dos policiais que operam na Base Paulo Pinto Nery. O secretário-executivo de Operações (Seaop), coronel Algenor Teixeira, reforçou que a ação é resultado da operação Águas Seguras, desencadeada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) e coordenada no Amazonas pela SSP-AM.
“Essa Base é uma de nossas unidades flutuantes, que a Secretaria de Segurança instalou em Itacoatiara. Nossos policiais estão de parabéns e reforçamos que esse trabalho vai continuar. As bases continuarão atuando com as lanchas blindadas, com equipes integradas que compõem o Sistema de Segurança Pública com um objetivo único, resguardar a segurança da nossa populção”, destacou Teixeira.
• Siga o Amazônia Sem Fronteira no Facebook aqui
• Siga o Amazônia Sem Fronteira no Instagram aqui
A unidade fluvial foi deslocada para Itacoatiara, ainda em janeiro deste, por determinação do governador do Amazonas, Wilson Lima. A unidade, assim como as outras três bases tem como objetivo combater os crimes de narcotráfico e ambientais, e principalmente, os roubos e furtos de combustíveis. Durante esse período de atuação, as ações policiais coibiram a prática criminosa.
Fonte: ASCOM/SSP-AM
👉🏼 Siga o AmSemFronteira no Youtube – bit.ly/43MIy6H
Baixe o APP do AMSF no Google Play – https://bit.ly/3XlNFIR