Amazônia Sem Fronteira

Amazonas

Governo do Amazonas entrega sensores de monitoramento da qualidade do ar para 10 municípios

Governo do Amazonas entrega sensores de monitoramento da qualidade do ar para 10 municípios
(Foto: Alex Pazuello/ Secom)

Equipamento deve auxiliar no monitoramento de partículas no ar associadas à má qualidade

O Governo do Amazonas entregou 10 sensores de monitoramento da qualidade do ar para a Defesa Civil do Estado. Os equipamentos beneficiam prioritariamente os municípios de Autazes, Careiro Castanho, Manaquiri, Urucará, Maués, Boca do Acre, Lábrea, Manicoré, Novo Aripuanã e Apuí. A ação aconteceu nesta quarta-feira (05) em celebração ao Dia do Meio Ambiente.

+ Leia mais notícias no portal Amazônia Sem Fronteira

De acordo com o secretário executivo da Defesa Civil do Amazonas, coronel Francisco Máximo, a instalação dos sensores já foi iniciada e tem o objetivo de auxiliar com dados na construção de protocolos de ação em casos de fumaça.

“O sistema vem para que a gente possa entender como essa qualidade do ar está, principalmente em períodos críticos, que são os períodos em que tem uma probabilidade maior de ter incêndio de florestais. O governador tem incentivado e também feito investimentos para que, de forma cooperada, também dentro das estruturas governamentais, a gente possa desenvolver planos de ações de forma mais antecipada, principalmente visando a prevenção desse desastre”, disse o secretário.

A entrega acontece no âmbito da Rede de Proteção e Conservação da Biodiversidade por meio de Tecnologias (Redt/AM), criada a partir de um termo de cooperação firmado entre o Governo do Amazonas e a Embaixada da Coreia do Sul. Com apoio das empresas sul-coreanas Samsung e LG, o órgão diplomático investiu US$ 500 mil, aproximadamente R$ 2,5 milhões.

• Siga o Amazônia Sem Fronteira no Facebook aqui
• Siga o Amazônia Sem Fronteira no Instagram aqui

Monitoramento

O monitoramento consiste na observação da quantidade estimada pelo equipamento de material particulado presente no ar, através de dois canais de lasers (A e B). As informações são utilizadas para calcular o Índice de Qualidade do Ar, com a coleta de dados a cada 80 segundos, resultando em aproximadamente 1080 registros por dia. Os dados estão acessíveis em tempo real através da Internet. Além disso, é possível fazer o download dos dados para diferentes localidades em todo o mundo.

A proposta é que o Amazonas instale sensores em todos os 62 municípios, realizando o monitoramento da poluição atmosférica em 100% do território amazonense.

Fonte: ASCOM/SECOM

👉🏼 Siga o AmSemFronteira no Youtube – bit.ly/43MIy6H
Baixe o APP do AMSF no Google Play – https://bit.ly/3XlNFIR

Mais Notícias