Amazônia Sem Fronteira

Saúde

Governo do Amazonas entrega ambulância para o Cepcolu

A unidade, recém-inaugurada, é referência para tratamento de lesões precursoras do câncer de colo de útero

Governo do Amazonas entrega ambulância para o Cepcolu
(Foto: Dreyceane Soares/FCecon)

O Governo do Amazonas entregou, nesta segunda-feira (14), uma ambulância para o Centro Avançado de Prevenção ao Câncer do Colo do Útero do Amazonas (Cepcolu), que faz parte da estrutura da Fundação Centro de Controle de Oncologia (FCecon).

+ Leia mais notícias no portal Amazônia Sem Fronteira

Unidade da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), o Cepcolu é referência para a conização, uma pequena cirurgia para a retirada de lesões pré-malignas do colo do útero, evitando a evolução para o câncer.

De acordo com a secretária da SES-AM, Nayara Maksoud, a ambulância é um equipamento importante para as pacientes e para o funcionamento pleno da unidade, assegurando suporte de qualidade em caso de emergência.

O veículo é equipado com maca, cilindro de oxigênio e assento para acompanhante e equipe médica.

“O Cepcolu é um hospital-dia, com procedimentos de pequeno porte. Porém, por questão de segurança, temos agora uma ambulância à disposição nos casos de qualquer intercorrência, quando necessário”, explicou a secretária executiva da Assistência da SES-AM, Liege Menezes, que representou a secretaria no ato de entrega.

O diretor-presidente da FCecon, Gerson Mourão, destacou os avanços na estrutura oferecida no Cepcolu, centro inovador na região Norte. “Este é mais um passo para a segurança e qualidade no atendimento oferecido às mulheres, para que possamos avançar e mudar o cenário do câncer de colo uterino no nosso Estado”, disse.

Emenda parlamentar

O veículo, no valor de R$ 280 mil, foi adquirido com recursos estaduais via emenda parlamentar do deputado estadual Péricles do Nascimento, que acompanhou a entrega.

• Siga o Amazônia Sem Fronteira no Facebook aqui
• Siga o Amazônia Sem Fronteira no Instagram aqui

Atendimento

De 11 de março a 14 de abril, o Cepcolu realizou 579 consultas e 85 cirurgias.

A médica ginecologista e responsável pelo Cepcolu, Mônica Bandeira, destaca que o centro é exclusivo para realizar a prevenção terciária, através das conizações, de responsabilidade do Estado.

O centro funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. A estrutura conta com quatro consultórios ginecológicos, quatro salas cirúrgicas e um anfiteatro para cursos e treinamentos.

 

Fonte: ASCOM/SECOM

👉🏼 Siga o AmSemFronteira no Youtube – bit.ly/43MIy6H
👉🏼 Baixe o APP do AMSF no Google Play – https://bit.ly/3XlNFIR

Mais Notícias