Cada agremiação recebeu 35 mil unidades para distribuição durante o 55º Festival Folclórico
Em uma ação inédita, o Governo do Amazonas entregou, nesta segunda-feira (20), 70 mil copos temáticos com água tratada aos bois Caprichoso e Garantido em Parintins (a 369 quilômetros de Manaus). Os copos serão distribuídos aos trabalhadores, brincantes e às torcidas dos bumbás, nas três noites de apresentações do 55º Festival Folclórico da cidade, de 24 a 25 de junho.
A água é produzida pela primeira envasadora de água tratada implantada pelo Estado no município de Manaquiri (a 60 quilômetros da capital) por meio da Companhia de Saneamento do Amazonas (Cosama), e que foi inaugurada pelo governador Wilson Lima no dia último dia 10 de junho.
Cada agremiação terá, ao todo, 35 mil copos personalizados, com as cores de cada boi. O termo de doação foi assinado pelos presidentes dos bois; pelo diretor-presidente da Cosama, Armando do Valle; e pelo secretário de Cultura e Economia Criativa, Marcos Apolo Muniz.
“Nós viemos com essa ação principalmente para atender a população, as pessoas que vão estar na fila (das torcidas). Aumentou a nossa responsabilidade, começamos a doar para os bois. As Cirandas, as outras festas que tiverem em outros municípios, nós também estamos prontos para colaborar, esse é o papel da Companhia, trabalhar em prol da população”, disse Armando do Valle.
“A gente segue mais uma orientação do governador Wilson Lima, que é trabalhar de forma integrada em prol da geração de trabalho, renda, emprego, oportunidade e qualidade de vida. Acima de tudo as águas terão uma função importante, que é atender não só os trabalhadores da cultura que atuarão na arena, mas também a galera que vai estar desde as primeiras horas do dia na fila”, pontuou Marcos Apolo Muniz.
Economia – Os presidentes dos bois ressaltaram que a doação possibilita economia de recursos que podem ser direcionados a outras necessidades dos bumbás.
“Esse ano o Governo, além de estar fazendo um grande festival, se preocupou com os mínimos detalhes, e essa água é um exemplo disso. Além de trazer uma economia, essa iniciativa vai trazer também dignidade, porque também vai ser distribuída para a nossa galera, que chega de madrugada nas filas e fica um dia inteiro esperando a apresentação”, observou Jender Lobato, presidente do Caprichoso.
“Essa doação de água chega na hora certa. O consumo de água no boi é muito grande. Nos três dias de festival esse consumo é bem maior, os itens coletivos, de quem se exige muito mais durante as duas horas e meia de apresentação, que são a galera e a batucada, consomem muita água. Essas águas doadas praticamente vão suprir a necessidade do Garantido”, afirmou Antônio Andrade, presidente do Garantido.
Envasadora – O governador Wilson Lima inaugurou, no dia 10 de junho, a primeira fábrica estadual envasadora de água tratada. O estabelecimento fica no município de Manaquiri e tem capacidade de produção de mais de três mil copos de água por hora.
A nova fábrica beneficia comunidades rurais e carentes, ampliando o acesso de moradores à água de qualidade.
Fonte: ASCOM/SECOM