Os programas do Governo do Amazonas com foco na sustentabilidade foram destacados durante evento Pré-Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (PRÉ-COP30), realizado pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Amazonas (Crea-AM) e pelo Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea).
O secretário de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb), Marcellus Campêlo, que representou o governador Wilson Lima na abertura do evento, disse que a sustentabilidade ambiental é uma bandeira da gestão em todas as áreas.
+ Leia mais notícias no portal Amazônia Sem Fronteira
“O governador mantém esse foco desde o seu primeiro mandato e tem acelerado todas as ações a fim de torná-la transversal. Qualquer projeto que nasça dentro do Governo do Amazonas precisa identificar qual o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) que está atendendo. Além disso, qual sua importância para o desenvolvimento sustentável do Estado”, destacou.
O evento, que teve abertura na noite de sexta-feira (31), segue até este sábado (01), no Centro de Convenções do Amazonas Vasco Vasques (CCAVV), na zona centro-sul.
Dentre as ações de sustentabilidade citadas por Campêlo, no evento, a Sedurb e a Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), que também faz parte do órgão, vêm desenvolvendo programas como o Ilumina+Amazonas, que moderniza o sistema de iluminação pública do interior substituindo por LED as lâmpadas antigas de vapor de sódio, de mercúrio ou mistas, tradicionalmente usadas e que são mais poluentes.
“A tecnologia oferece maior eficiência energética, permitindo uma economia de até 60% no consumo de eletricidade e reduz o gás carbônico na atmosfera. Já implantamos o LED em 49 municípios e 238 comunidades rurais e indígenas. A meta é alcançar todos os 61 municípios do interior antes da COP30”, frisou.
Além do Ilumina+ Amazonas, outra ação de destaque é o Programa Social e Ambiental de Manaus e Interior (Prosamin+), que vai beneficiar mais de 60 mil pessoas, com as obras que estão sendo realizadas.
• Siga o Amazônia Sem Fronteira no Facebook aqui
• Siga o Amazônia Sem Fronteira no Instagram aqui
O programa está urbanizando uma área de 340 mil metros quadrados, ao longo do Igarapé do Quarenta, no trecho entre a avenida Manaus 2000, na zona sul, e a Comunidade da Sharp, zona leste, passando pelos bairros Armando Mendes, Nova República, Coroado, Distrito Industrial e Japiim. Os serviços envolvem drenagem, abastecimento de água, esgotamento sanitário, mobilidade urbana, construção de unidades habitacionais e reflorestamento.
Fonte: ASCOM/ UGPE
👉🏼 Siga o AmSemFronteira no Youtube – bit.ly/43MIy6H
👉🏼 Baixe o APP do AMSF no Google Play – https://bit.ly/3XlNFIR