A Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE) do Governo do Amazonas concluiu, na noite desta segunda-feira (26), a implantação de LED no município de Pauini (a 923 quilômetros de Manaus). Foram implantados na sede do município 710 pontos de iluminação pública.
+ Leia mais notícias no portal Amazônia Sem Fronteira
Os serviços, realizados por meio do Programa Ilumina+ Amazonas, foram concluídos antes mesmo do prazo previsto no cronograma e, agora, a equipe está em Canutama (a 864 quilômetros de Manaus), que também será iluminada com LED.
Conforme o planejamento inicial, os serviços em Pauini deveriam iniciar nesta terça-feira (27). Porém, foram antecipados em uma semana, conforme revelou o secretário da UGPE, Marcellus Campêlo.
“Os equipamentos e materiais foram descarregados em Pauini no dia 17 de fevereiro e o processo de instalação teve início no dia 19, alcançando sua conclusão em apenas 8 dias. Com o adiantamento do cronograma, o município de Canutama, que estava na vez, também foi beneficiado mais rápido do que inicialmente previsto”, destacou.
O programa de modernização da iluminação pública do interior substitui, por LED, lâmpadas de vapor de sódio, de mercúrio ou mistas, que são tradicionalmente utilizadas, gerando uma economia de até 60% no custo de energia. Garante, ainda, a redução na emissão de gás carbônico na atmosfera e permite maior luminosidade nas vias públicas.
Em Canutama, onde os serviços estavam previstos para serem feitos de 11 a 20 de março, os trabalhos começaram nesta terça-feira com a montagem das luminárias nos “braços” que serão instalados nos postes de iluminação pública. A sede do município está programada para receber 684 pontos, enquanto a comunidade de Belo Monte será contemplada com mais 181.
Leia também: Fapeam divulga agenda de eventos científicos e tecnológicos do primeiro semestre
A meta do Governo do Amazonas é alcançar, até 2025, todos os municípios do interior com iluminação de LED. “Conforme orientado pelo governador Wilson Lima, o objetivo é estar, até a COP 30, que acontece em novembro de 2025, com a tecnologia de LED implantada na iluminação pública em todos os municípios do Estado. E estamos cada vez mais próximos dessa realidade com o avanço significativo do programa no interior”, explica Marcellus Campêlo.
• Siga o Amazônia Sem Fronteira no Facebook aqui
• Siga o Amazônia Sem Fronteira no Instagram aqui
Com Pauini, o Programa Ilumina+ Amazonas alcança 35 municípios e 52 comunidades rurais e indígenas, com iluminação pública de LED, saindo dos antigos 61.439 para 62.149 pontos de iluminação em todo o Estado.
Fonte: ASCOM/UGPE