Amazônia Sem Fronteira

Amazonas

Governo do Amazonas avança na modernização do sistema de iluminação pública das unidades de saúde da capital

UGPE vai instalar 1.171 luminárias de LED em 21 locais, entre hospitais, maternidades, SPAs e policlínicas

Governo do Amazonas avança na modernização do sistema de iluminação pública das unidades de saúde da capital
(Fotos: Tiago Corrêa/UGPE)

O Governo do Amazonas avança na modernização do sistema de iluminação pública das unidades da rede estadual de saúde, na capital. Com o Programa Ilumina+ Amazonas, serão instalados 1.171 novos pontos de LED nas áreas externas e de uso público de 21 unidades da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), entre hospitais, maternidades, Serviços de Pronto Atendimento (SPAs) e policlínicas.

+ Leia mais notícias no portal Amazônia Sem Fronteira

O serviço é realizado pela Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), órgão da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb). O secretário da Sedurb, Marcellus Campêlo, explica que o LED oferece uma luminosidade até quatro vezes superior ao das lâmpadas tradicionais, garantindo maior segurança aos que transitam nos locais onde está instalado, além de apresentar alta eficiência energética, o que pode resultar em uma economia de até 60% no consumo de energia. Além disso, diz ele, contribui para redução da emissão de gás carbônico (CO2) na atmosfera. O investimento, nessa fase do programa, será de R$ 110,5 milhões.

Segundo o secretário da Sedurb, o Programa Ilumina+ Amazonas está também instalando LED em outras áreas públicas e institucionais do Estado. “Começamos na iluminação pública dos municípios do interior e estamos, agora, expandindo para as áreas institucionais do Estado, na capital, trabalho que já vem sendo feito desde o ano passado. Na saúde, já instalamos no Hospital e Pronto-Socorro 28 de Agosto e vamos expandir para mais essas 21 unidades”, reforçou.

A secretária de Estado de Saúde, Nayara Maksoud, destaca que a ação faz parte do pacote de investimentos que vem sendo feito pelo Governo do Amazonas, na infraestrutura das unidades. “A rede de saúde vem passando por obras de reforma, revitalização e ampliação, tudo para garantir melhor estrutura e oferecer um serviço cada vez mais eficiente à população”, afirmou.

De acordo com ela, entre as unidades de saúde que receberão o novo sistema de iluminação estão os hospitais Dr. Geraldo da Rocha, Francisca Mendes, Chapôt Prevost, Dr. João Lúcio Pereira Machado e Dr. Aristóteles Platão Bezerra de Araújo.

• Siga o Amazônia Sem Fronteira no Facebook aqui
• Siga o Amazônia Sem Fronteira no Instagram aqui

Também serão beneficiados, nessa fase, os Hospitais e Prontos-Socorros da Criança (HPSC) das zonas Leste, Oeste e Sul, além do Instituto de Saúde da Criança do Amazonas (Icam). Estão incluídos, também, as maternidades Balbina Mestrinho, Ana Braga, Azilda da Silva Marreiro e Nazira Daou; os SPAs e Policlínicas Dr. José Lins, Eliameme Rodrigues Mady, Zeno Lanzini e Codajás; os Centros de Atenção Integral à Melhor Idade (CAIMIs) Dr. Paulo Lima e Ada Rodrigues Viana; a Central de Medicamentos do Amazonas (CEMA); e a sede administrativa da SES-AM.

Ação no Interior

No interior do Estado, o Programa Ilumina+ Amazonas já está presente em 49 municípios e 238 comunidades rurais e indígenas, com mais de 87 mil pontos de LED instalados, beneficiando mais de 1,6 milhão de pessoas. Os investimentos somam aproximadamente R$ 182,1 milhões. A meta é chegar a todos os 61 municípios do interior até a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP 30), que acontecerá em novembro deste ano, em Belém, no estado do Pará.

 

Fonte: ASCOM/ UGPE

👉🏼 Siga o AmSemFronteira no Youtube – bit.ly/43MIy6H
👉🏼 Baixe o APP do AMSF no Google Play – https://bit.ly/3XlNFIR

Mais Notícias