Amazônia Sem Fronteira

Amazonas

Governador Wilson Lima inaugura PAC em Lábrea e reforça oferta de serviços de cidadania no interior do Amazonas

Unidade é a 12ª do interior e integra a estratégia de ampliação do acesso a direitos básicos para a população

Governador Wilson Lima inaugura PAC em Lábrea e reforça oferta de serviços de cidadania no interior do Amazonas
(Foto: Diego Peres e Arthur Castro/Secom)

O governador Wilson Lima inaugurou, nesta quinta-feira (03), uma nova unidade de Pronto Atendimento ao Cidadão (PAC) no município de Lábrea (a 702 quilômetros de Manaus). Com a nova estrutura o Governo do Amazonas chega a 12 PACs no interior, totalizando 22 unidades fixas e móveis em funcionamento em todo o estado.

+ Leia mais notícias no Amazônia Sem Fronteira

A iniciativa faz parte da estratégia de regionalização dos serviços e ampliação do acesso da população a direitos básicos de cidadania, com atendimento próximo e de qualidade.

“Nós estamos levando o serviço público para mais perto das pessoas, principalmente no interior. O PAC de Lábrea vai facilitar a vida de quem precisa de documentos, de quem busca acesso a direitos e serviços. Esse é o compromisso do nosso governo: oferecer dignidade e respeito para a população em todas as regiões do Amazonas”, destacou o governador Wilson Lima.

A nova unidade do PAC funciona no Centro de Convivência Dona Cesarina, na rua Camilo Norato, s/n, Vila Falcão. O espaço tem estrutura moderna, com ambiente climatizado e recebeu equipamentos digitais, como computadores, tablets e máquinas fotográficas para registro da Carteira de Identidade Nacional (CIN). A unidade permite até 12 postos de atendimento simultâneos e tem capacidade para 200 atendimentos por dia, o que representa, em média, 4 mil atendimentos mensais.

No PAC Lábrea, a população pode contar com serviços como emissão da Carteira de Identificação Nacional (CIN) pela Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM); emissão da Carteira de Identificação de Pessoas com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea) pela Secretaria de Estado da Pessoa com Deficiência (SEPcD); além de orientação sobre o programa Empreender no Envelhecer, ofertado pela Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), em parceria com a Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam).

A unidade também oferece guichês de atendimento de parceiros como a Fundação Amazonprev, a Secretaria de Estado do Trabalho e Empreendedorismo (Setemp), a Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) e a Receita Federal, reunindo em um só local os serviços mais procurados pela população.

Leia também: Governador Wilson Lima anuncia edital com mais de 11 mil vagas gratuitas em cursos de qualificação pelo Cetam

Com a inauguração em Lábrea, o Governo do Amazonas dobrou o número de PACs em funcionamento no estado desde 2019. Naquele ano, eram 12 unidades em operação, sendo apenas quatro no interior. O avanço representa o esforço da atual gestão em garantir que os direitos básicos cheguem às regiões mais distantes da capital, reduzindo desigualdades no acesso ao serviço público.

Acesse o grupo do Amazônia no Whatsapp aqui

Além de Lábrea, os municípios com PACs no interior são: Parintins, Itacoatiara, Manacapuru, Iranduba, Tefé, Presidente Figueiredo, Humaitá, Maués, Rio Preto da Eva, Tabatinga e Careiro. A meta do governo é continuar expandindo a rede de atendimento para outras localidades do interior, consolidando a regionalização dos serviços de cidadania no Amazonas.

 

Fonte: ASCOM/SECOM

👉🏼 Siga o AmSemFronteira no Youtube – bit.ly/43MIy6H
👉🏼 Baixe o APP do AMSF no Google Play – https://bit.ly/3XlNFIR

Mais Notícias