Com três pontos fixos e uma equipe itinerante, o Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM), por meio da Fiscalização, deflagrou, na noite da sexta-feira (07) e madrugada deste sábado (08), operação em pontos estratégicos da capital e também na Região Metropolitana, com o objetivo de reduzir o número de acidentes de trânsito e, consequentemente, salvar vidas.
+ Leia mais notícias no portal Amazônia Sem Fronteira
Ao todo, foram realizadas 321 abordagens e constatadas mais 271 irregularidades, dentre elas: conduzir veículo devidamente licenciado (41); conduzir veículo sem possuir Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e/ou Permissão Para Dirigir (PPD) (25); conduzir motocicleta sem capacete de segurança (20); conduzir veículo sem equipamento de segurança (13), entre outras.
De acordo com o diretor-presidente do Detran Amazonas, David Fernandes, a intenção das ações do órgão é reduzir o número de acidentes com vítimas lesionadas e vítimas fatais. “Nós pedimos o apoio da população e a contribuição para se dirigir, não beba; ao conduzir motocicleta sem capacete, não utilize o celular durante a condução e use o cinto de segurança”, reforça Fernandes.
Ainda durante a operação, foram registrados 28 casos de alcoolemia e outros 28 que se recusaram a passar pelo texto do bafômetro. Também foram removidos 14 automóveis, 18 motocicletas e uma carretilha de som. “O setor de inteligência do Detran-AM mapeou as principais vias de Manaus com maior índice de acidentes e, com isso, todas as operações serão direcionadas para as respectivas vias para tentar reduzir os números de acidentes, principalmente envolvendo motocicletas, que é o público que mais ocupa os leitos dos hospitais”, informa Arthur Cruz, coordenador geral da Fiscalização.
• Siga o Amazônia Sem Fronteira no Facebook aqui
• Siga o Amazônia Sem Fronteira no Instagram aqui
No bairro Alvorada, zona centro-oeste da capital, uma carretilha de som, o famoso Paredão, foi removida ao ser transportada por uma picape que estava perturbando o sossego dos moradores do local. Tanto a picape quanto a carretilha foram removidos por apresentarem licenciamento em atraso, perturbação do sossego alheio e alcoolemia. Vale ressaltar que todos os Paredões flagrados pelo Detran Amazonas serão removidos para manutenção da boa ordem administrativa e ordem pública.