Amazônia Sem Fronteira

Cultura

Filme sobre visita do antropólogo Roy Wagner à Amazônia tem estreia em Manaus (AM)

Filme sobre visita do antropólogo Roy Wagner à Amazônia tem estreia em Manaus (AM)
(Foto: Divulgação)

Documentário sobre a viagem de um dos antropólogos mais influentes do século XX tem sessão gratuita no Cultural dos Povos da Amazônia

A viagem à Amazônia de um dos antropólogos mais influentes do século XX, Roy Wagner, conduz o documentário”Intercâmbio de Perspectivas: Roy Wagner na Amazônia”, dirigido por Erlan Souza e Gustavo Soranz. O lançamento, seguido de um debate, será neste domingo (28), a partir das 17h, com entrada gratuita no Centro Cultural dos Povos da Amazônia (CCPA-Av. Silves, 2222 – Crespo).

Assinado pela Rizoma Audiovisual, produtora com sua proposta de unir conhecimento antropológico com linguagem cinematográfica, o filme traz as perspectivas múltiplas que são compartilhadas durante uma viagem de Roy Wagner para a Amazônia, em que o antropólogo estabelece uma relação com indígenas do Alto Rio Negro, Noroeste Amazônico. “Com seu livro “A Invenção da Cultura”, Roy Wagner possibilitou uma mudança de perspectiva na Antropologia Contemporânea, e seus escritos possuem grande relevância ainda nos dias atuais. Seu encontro com os índios do Alto Rio Negro foi emblemático”, destaca Erlan Souza.

O documentário tem 42 minutos de duração e, após a exibição, será realizada uma mesa de debates, com a presença de Ivan Barreto (Bahserikowi), Gilton Mendes, antropólogo do Programa de Pós-graduação em Antropologia Social da Universidade Federal do Amazonas (PPGAS – UFAM), Núcleo de Estudos da Amazônia Indígena (NEAI), Jessilda Furtado, diretora do CCPA e dos realizadores, Erlan Souza e Gustavo Soranz, sócios da Rizoma Audiovisual.

blank

Serviço

Lançamento do filme documentário”Intercâmbio de Perspectivas: Roy Wagner na Amazônia”

Quando: Domingo (28/08/2022), às 17h

Onde: Centro Cultural dos Povos da Amazônia.

Endereço: Av. Silves, 2222 – Crespo.

Sinopse

Um dos antropólogos mais influentes do século XX, Roy Wagner realiza uma viagem para a Amazônia, e estabelece relação com indígenas do Alto Rio Negro, Noroeste Amazônico. Perspectivas múltiplas são compartilhadas.

Ficha técnica:

Fotografia e Direção: Erlan Souza e Gustavo Soranz

Roteiro e Edição: Gustavo Soranz

Produção: Rizoma Audiovisual

Apoio: NEAI – Núcleo de Estudos da Amazônia Indígena (PPGAS/UFAM).

Saiba mais

Gustavo Soranz é roteirista, produtor, e diretor de documentários. Pesquisador e Professor visitante na Universidade Federal do Pará, no Programa de Pós-graduação em Artes. Coordenador de inúmeros projetos de pesquisa, desenvolvimento e produção Audiovisual. Diretor Executivo da Rizoma Audiovisual.

Erlan Souza é antropólogo, diretor de fotografia, produtor e diretor de documentários sobre a sociodiversidade amazônica. Pesquisador do Instituto de Iberoamérica da Universidade de Salamanca, Espanha. Membro e Sócio Efetivo da ABC – Associação Brasileira de Cinematografia. Diretor Executivo da Rizoma Audiovisual.

Fonte: ASSESSORIA

Mais Notícias