Amazônia Sem Fronteira

Cidade

FIEAM reconhece desempenho da bancada federal do Amazonas na aprovação da reforma tributária

FIEAM reconhece desempenho da bancada federal do Amazonas na aprovação da reforma tributária
(Foto: Assessoria)

A aprovação da reforma tributária, com a garantia da Zona Franca de Manaus (ZFM), mobilizou as lideranças do setor produtivo para o ato de reconhecimento ao desempenho da bancada federal amazonense, nesta sexta-feira (7), no SESI Clube do Trabalhador do Amazonas. O encontro contou com a presença de senadores Eduardo Braga e Omar Aziz, deputados federais Fausto Junior, Pauderney Avelino, Saullo Viana (licenciado) e Sidney Leite, representantes de entidades do setor industrial, prefeito de Manaus, Davi Almeida, e o prefeito de Parintins, Mateus Assayag, entre outros.

+ Leia mais notícias no portal Amazônia Sem Fronteira

Anfitrião do encontro, o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (FIEAM), Antonio Silva, agradeceu a presença dos senadores Eduardo Braga, relator da reforma tributária, e Omar Aziz, coordenador da bancada federal do Amazonas. “A reforma tributária é um marco para o Brasil, mas especialmente para o Amazonas, pois preservou a competitividade do nosso polo industrial”, destacou o presidente ao reconhecer o papel fundamental da bancada amazonense em garantir que as vantagens comparativas do modelo econômico fossem mantidas, assegurando a geração de empregos e o desenvolvimento econômico da região.

“Ganhamos uma batalha, mas a guerra continua. Precisamos manter a união e a vigilância para garantir que o Amazonas continue crescendo”, afirmou Silva, para lembrar a necessidade de todos estarem alertas a novas medidas que possam impactar o modelo ZFM.

O senador Eduardo Braga, relator da reforma tributária, destacou a complexidade do processo e a importância de manter as vantagens competitivas da ZFM.

“Conseguimos equilibrar os interesses de diversos setores, desde a indústria até o comércio varejista, garantindo que a ZFM continue sendo um modelo de desenvolvimento sustentável”, explicou, ao mencionar a desoneração de produtos da cesta básica, como a farinha de mandioca, como uma vitória para a agricultura familiar e a população de baixa renda.

O coordenador da bancada federal, senador Omar Aziz, celebrou a união dos parlamentares amazonenses em defesa da ZFM.

“Este é um momento histórico para o Amazonas. A reforma tributária garantiu a competitividade até 2073, o que significa segurança jurídica e atratividade para novos investimentos”, comemorou.

O presidente da Eletros (Associação Nacional de Fabricantes de Produtos Eletroeletrônicos), José Jorge Júnior, representante do setor eletroeletrônico, enfatizou a importância da ZFM para a produção nacional.

“Somos responsáveis por 100% da produção de televisores no Brasil e por metade dos bens de informática. A reforma tributária garantiu a continuidade de 500 mil empregos diretos e indiretos no polo industrial”, pontuou, com um alerta para a necessidade de investimentos em infraestrutura no Distrito Industrial de Manaus, a fim de receber novos investimentos.

“A manutenção das vantagens competitivas da ZFM permitirá que continuemos a gerar empregos e riqueza no Amazonas. Somos o maior polo de duas rodas fora do eixo asiático, e isso só foi possível graças ao modelo”, disse o presidente da Abraciclo (Associação Brasileira de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares), Marcos Bento, representante do setor de duas rodas, que também celebrou os resultados da reforma.

• Siga o Amazônia Sem Fronteira no Facebook aqui
• Siga o Amazônia Sem Fronteira no Instagram aqui

O evento encerrou-se com um agradecimento coletivo aos parlamentares e técnicos que trabalharam na reforma tributária, destacando a importância da união entre o setor industrial, o governo e o legislativo para o desenvolvimento sustentável do Amazonas. A FIEAM reafirmou seu compromisso em defender os interesses da indústria e garantir que a Zona Franca de Manaus continue sendo um motor de crescimento econômico e social para a região.

 

Fonte: ASCOM/FIEAM

👉🏼 Siga o AmSemFronteira no Youtube – bit.ly/43MIy6H
👉🏼 Baixe o APP do AMSF no Google Play – https://bit.ly/3XlNFIR

Mais Notícias