A primeira noite da 31ª Festa do Cupuaçu e XXV Feira da Agroindústria, Negócios e Economia Criativa, nessa sexta-feira (28), foi marcada pelo resgate histórico da presença do povo Waimiri-Atroari em Presidente Figueiredo, com a encenação, por artistas locais, da lenda do Cupuaçu, planta abençoada por xamãs e administrado a mulheres grávidas e recém-casados que queriam ter filhos, de acordo com as suas crenças e costumes.
+ Leia mais notícias no portal Amazônia Sem Fronteira
A prefeita Patrícia Lopes deu boas vindas ao público presente e disse que o evento foi pensado para reforçar a imagem do município como um dos principais atrativos turísticos do estado e, principalmente, fomentar negócios e gerar emprego e renda aos empreendedores locais, dando mais maior visibilidade a identidade cultural do município.
“Sejam todos muito bem-vindos e tenham um excelente evento. Nós planejamos tudo para que este evento seja inesquecível, pra quem veio se divertir, e para os nossos munícipes que estão colocando à venda seus produtos, dos derivados de cupuaçu ao nosso artesanato”, afirmou Patrícia.
Um público estimado em 32 mil pessoas, entre visitantes e moradores locais, acompanharam a programação que começou por volta das 20h, com a apresentação do Coral Cênico Municipal, formado por crianças e adolescentes, alunos de escolas públicas municipais, e seguiu com o desfile, em traje típico, das 12 candidatas finalistas do concurso Rainha do Cupuaçu 2023, o desfile dos bumbás com o levantador de toada David Assayag, pelo Garantido, e apresentador do Caprichoso, Edmundo Oram.
Os artistas parintinenses protagonizaram dois momentos marcantes durante o desafio dos bumbás. Felipe, o primogênito da prefeita Patrícia Lopes, de oito anos, fã do bumbá Garantido, cantou junto com David Assayag, a toada Lamento de Raça, de Emerson Maia, em homenagem à mãe e emocionou o público.
A atração nacional da noite, a banda Companhia do Calypso, subiu ao palco por volta da meia noite e não deixou ninguém ficar parado. Além de sucessos do “Homem Safado”, “Ânsia”, “Tchic Bum”, “Faltou Coragem”, “Chá de Semancol”, “Diário”, “Complicada”, as vocalistas interpretaram alguns clássicos da sofrência, levando o público a cantar e dançar junto.
Nos intervalos das apresentações, a DJ Laila Abreu e seus dançarinos não deixaram ninguém ficar parado.
Sucesso de público e vendas
De acordo com informações divulgadas pelo Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), 36 mil pessoas circularam pelos locais onde ocorrem as apresentações na noite de sexta-feira e madrugada de sábado. Somente na Praça da Cultura, durante as apresentações, foram mais de 25 mil pessoas circulando, entre o desfile das candidatas e o show da banda Companhia do Calypso. Mais de 2,2 mil veículos, entre carros pequenos e ônibus de fretamento chegaram à cidade na sexta-feira.
O reflexo da presença do público se refletiu nas vendas das barracas de alimentação, instaladas entre as duas praças onde acontecem os shows e a XXV Feira da Agroindústria, Negócios e Economia Criativa. “A gente vendeu tudo que trouxe”, contou dona Mirtes Lima, que junto com a nora vendeu mais pratos feitos de churrasco, farofa, arroz e maionese.
A doceira Ivanete Linhares, que trouxe para uma variedade de doces e licor a base de cupuaçu terminou a noite animada com as vendas. “Fazia tempo que a gente não tinha uma oportunidade tão boa para vender os nossos produtos. Está sendo maravilhoso”.
Organização e Segurança
Com cerca de 500 agentes das polícias civil, militar e rodoviária federal, além da Guarda Civil Metropolitana e Corpo de Bombeiros, fazendo a segurança da festa, o primeiro dia de evento foi considerado tranquilo pelos organizadores e também pelo público que destacou a organização como um dos principais atrativos da festa.
O manauara Lucas de Souza, 23 anos, designer publicitário, veio para Presidente Figueredo acompanhado de um grupo de amigos e elogiou a estrutura da festa. “Tudo muito organizado. A gente se sente seguro pra curtir sem preocupação a festa”.
Inclusão
Na 31ª Festa do Cupuaçu, a prefeitura de Presidente Figueiredo ampliou o acesso das pessoas com decência ao evento. Além de camarote exclusivo, os principais show da noite contaram com interprete de libras. Tanto a Praça da Cultura, quanto a Praça da Vitória, possuem rampas de acesso para áreas onde ocorrem as apresentações artísticas.
Programação de sábado
- Local: Urubuí
10h – Frente de Casa
11h – Afonsinho Linhares
12h – Renatinho e Cileno
14h – Meu Xodó
16h – George Japa
DJ Layla Abreu nos intervalos - Local: Praça da Cultura
19h – As Patroas
20h30 – Lobinho e Banda
22h – Arlindo Neto
DJ Ney nos intervalos - Local: Praça da Vitória
20h – Douglas Lahan
21h – Desfile ‘Rainha do Cupuaçu’
22h30 – Maykinho Feras do Forró
0h – Nattan (atração nacional)
2h – Tarcísio do Acordeon (atração nacional)
DJ Pedro Diaz nos intervalos.
Fonte: ASSESSORIA