Aproximadamente 100 propostas foram selecionadas na etapa de enquadramento da Chamada Pública da Iniciativa Amazônia +10. Desse número, 44 são projetos colaborativos em parceria com pesquisadores do Amazonas. O resultado foi publicado nesta quinta-feira (1º/09), no site da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), no endereço www.fapeam.am.gov.br, na seção de Serviços, seguido de Editais e Resultados.
As propostas habilitadas nesta fase se enquadram nas diretrizes e critérios definidos no edital e seguem para a próxima etapa, que consiste na avaliação de mérito das propostas pelo comitê técnico de especialistas. A divulgação do resultado final ocorrerá no mês de novembro.
Lançada durante o Fórum Conjunto do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap) e do Conselho Nacional de Secretários Estaduais para Assuntos de CT&I (Consecti), ocorrido em junho, em Manaus, a Chamada Iniciativa Amazônia+10 é uma ação em âmbito nacional com investimentos da ordem de R$ 50 milhões, sendo R$ 5 milhões oriundos do tesouro estadual. Ao todo, 20 Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (FAPs) aderiram à chamada.
A iniciativa tem objetivo de apoiar a pesquisa científica e o desenvolvimento tecnológico em instituições de ensino e pesquisa e em empresas sobre os problemas atuais da Amazônia, que tenham como foco o estreitamento das interações natureza-sociedade para um desenvolvimento sustentável e inclusivo da região.
O resultado pode ser conferido pelo link direto: http://www.fapeam.am.gov.br/wp-content/uploads/2022/09/Edital-Amazonia-10_Propostas-Habilitadas-e-Enquadradas.pdf.
Fonte: ASCOM/FAPEAM