A Medalha do Mérito Cultural é conferida a personalidades e instituições que se tenham destacado no campo das Letras, das Artes e do Mecenato
A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) recebeu da Academia Amazonense de Letras (AAL) a “Medalha do Mérito Cultural Péricles Moraes”, pelo relevante apoio à Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) no Estado do Amazonas. A solenidade ocorreu na noite de quinta-feira (29), na Casa de Adriano Jorge – Centro Histórico de Manaus.
A honraria foi concedida no campo das Letras ao advogado e professor José Dantas Cyrino Júnior; das Artes ao musicista e maestro, Cláudio Silva de Abrantes, e Mecenato à Fapeam.
A cerimônia foi conduzida pelo presidente da AAL, Aristóteles Comte Filho, e contou com a presença dos demais acadêmicos Abrahim Baze (vice-presidente), Robério Braga (diretor de Edições), Marcos Frederico Krüger Aleixo e do representante da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa (SEC), Antônio Auzier Ramos.
O prêmio da Fapeam foi entregue à diretora-presidente Márcia Perales Mendes Silva, que também é acadêmica e ocupa a cadeira 21 da Academia. Em seu discurso ela agradeceu a homenagem de Mecenato em reconhecimento ao trabalho realizado pela instituição no amparo a Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) no Amazonas, bem como ao governador do Estado, Wilson Lima, que reposicionou a CT&I como área estruturante, estratégica e prioritária para o desenvolvimento socioeconômico do Amazonas.
“Reafirmo que o saber, o conhecimento e a ciência são riquezas imensuráveis de um estado, de uma nação. A Ciência tem sido a grande mola propulsora das transformações societárias, tecnológicas, produtivas e culturais. Os conhecimentos científicos e tecnológicos, e os impactos por eles produzidos no mundo, são conquistas da humanidade e devem estar à disposição da sociedade porque são viabilizadores da expansão de novos horizontes, da redução de perplexidades diante de situações que nos afligem, e nos dão esperança para enfrentar os problemas contemporâneos”, declarou a diretora-presidente.
Ao acadêmico Marcos Krüger Aleixo coube a apresentação dos homenageados. Durante a cerimônia houve declamação de poesias e recitais de músicas.
“A academia é a maior prestigiada nesta noite em tê-los como congratulados”, disse Aristóteles Comte Filho, presidente da AAL, aos homenageados.
Demais agraciados
José Dantas Cyrino Júnior, amazonense, é advogado, consultor jurídico e professor aposentado pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam). É poeta, autor dos livros “Poesia” e Mínimas”, ambos publicados pela Editora Valer, em 2011 e 2014, respectivamente. Cyrino atuou como gestor público em várias instituições e, atualmente, é assessor jurídico da Fapeam.
Cláudio Silva de Abrantes é musicista, maestro, arranjador, flautista e professor da Secretaria de Estado de Educação e Qualidade de Ensino do Amazonas (Seduc). Regeu as orquestras da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), sinfônica, Amazonas Filarmônica e Coral de Flautas da Associação Brasileira de Flautistas e titular Big Manaus Band. Cláudio também é vice-presidente da Academia Amazonense de Música.
Sobre a Medalha
A Medalha do Mérito Cultural Péricles Moraes foi instituída através da Resolução nº 02, de 12 de maio de 2004, em homenagem ao escritor e pensador, fundador e presidente da Casa de Adriano Jorge, Péricles Moraes. É conferida anualmente para expressar o reconhecimento da AAL a personalidades que se tenham destacado nos estudos e na interpretação da Amazônia no campo das Letras, das Artes e do Mecenato.
Fonte: ASCOM/FAPEAM