Amazônia Sem Fronteira

Amazonas

Fapeam apoia informatização de acervos de arqueologia, paleontologia e geologia do Museu da Amazônia

Fapeam apoia informatização de acervos de arqueologia, paleontologia e geologia do Museu da Amazônia

Digitalização dos acervos permite ampliação do acesso ao patrimônio cultural e científico

Os acervos de arqueologia, paleontologia e geologia disponíveis no Museu da Amazônia (Musa) foram organizados e informatizados com recursos do Governo do Estado, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam). A iniciativa permite ao Museu gerenciar melhor o seu acervo e possibilitar ao público em geral, em breve, ter acesso às coleções digitalizadas de forma remota.

Intitulado “Organização e Gerenciamento das Coleções Arqueológicas, Paleontológicas e Geológicas do Musa”, o projeto de informatização recebe investimento da Fapeam, via Programa de Apoio a Organização, Restauração, Preservação e Divulgação das Coleções Biológicas e de Museus do Estado do Amazonas – Coleções Biológicas/Museus, Edital nº 008/2019.

Para o coordenador do estudo, o doutor em Arqueologia, Filippo Stampanoni Bassi, que atua no Musa, a digitalização dos acervos permite a ampliação do acesso ao patrimônio cultural e científico guardado no museu, para a consulta de pesquisadores, professores, estudantes, turistas e visitantes.

“A gente teve como principal resultado da pesquisa a criação de uma política de gestão das coleções do museu e de um banco de dados relacional para o gerenciamento e a organização de todas as informações associadas às coleções”, explicou.

O pesquisador destacou também que o site oficial do Musa está em fase de modificação para suportar a hospedagem de todo o conteúdo dos acervos informatizados e, com isso, implementar um banco de dados destas coleções.

Filippo informou ainda que as ferramentas utilizadas para informatizar as coleções do Musa foram, de um lado, o programa FileMaker, utilizado para criar um banco de dados relacional para gerenciamento do acervo, e, do outro, a plataforma on-line Tainacan, que permite a publicação de coleções digitais de forma prática.

Parceria

Participaram do projeto pesquisadores do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Iniciado em 2020, o projeto tem previsão de ser concluído em 2023.

Apoio da Fapeam

O Programa Coleções Biológicas/Museus visa apoiar, com recursos financeiros e bolsas, projetos que buscam dar suporte à organização, informatização, gestão e divulgação de coleções biológicas institucionais e de museus já existentes e consideradas estratégicas para o estado do Amazonas.

Musa

O Museu da Amazônia está localizado na avenida Margarita, 6.305, bairro Jorge Teixeira, zona leste de Manaus, e funciona todos os dias (exceto às quartas-feiras, reservadas para manutenção), das 8h30 às 17h.

O ingresso para o museu custa R$ 30. No caso do passeio com trilha guiada, o preço é de R$ 50, e a visita precisa ser agendada pelo e-mail agendamento@museudaamazonia.org.br.

A meia-entrada é disponível para moradores de Manaus, estudantes, idosos a partir de 60 anos, doadores de sangue e acompanhantes de pessoas com deficiência. Crianças de até 5 anos e pessoas com deficiência não pagam.

Fonte : ASCOM/FAPEAM

Mais Notícias