“Outro dia fizeram uma brincadeira de mau gosto com meu filho. Os amiguinhos questionaram o fato de ele ter dois pais. Ele não chorou. Voltou para casa, me abraçou e disse que me amava”. Pais das cinco crianças, Jhonatan da Silva e Daniel Rocha Braz, de 28 anos ambos, sabem que nem sempre é fácil lidar com o preconceito, mas aprenderam a driblar essas situações da forma mais linda: com muito amor e respeito!
O casal entende os bloqueios sociais para união homoafetiva, mas segue lutando por todo o espaço possível para ele e para os cinco filhos. Casos como esse acima, são comuns na rotina dos dois, mas eles garantem que a união de todos é maior e bem mais forte.
Com a casa cheia e sorrisos por todos os cantos, Jhonatan e Daniel mostram que família não tem padrão. Diante uma sociedade extremamente limitadora, agressiva e cheia de preconceitos desnecessários, o casal dá exemplo de que nada além do amor transforma as nossas vidas.
Família é família
Jhonatan lembra que foi muito taxado por ser homossexual. Ele disse que o preconceito é algo que precisou aprender a lidar com o tempo. Com o desenvolvimento dos filhos, as perguntas também surgem, mas tudo é tratado com a maior naturalidade possível.
O casal sempre fez questão de conversar com as crianças sobre tabus, preconceitos e sobre algumas situações que eles poderiam viver na escola ou na rua.
“Ser uma família ‘diferente’ não é fácil, mas a gente tem tanto amor… tanto amor! Que o que tem lá fora nem faz tanta diferença”, reflete o pai.
E foi seguindo o amor pela família, que Jhonatan e Daniel quebraram mais um padrão agora em agosto, ao batizarem os cinco filhos na igreja católica.
O pai disse que ele e o companheiro se sentiram muito felizes com o carinho que recebeu do padre, ao perguntar se o religioso aceitava batizar os filhos dele.
“Padre Jocelir ressaltou: meu filho, Deus é amor, ele te ama! Se o que você fez por essas crianças não for amor, eu sinceramente não sei o que mais é. E claro dou a bençãos para os seus filhos sim!”, contou emocionado, em entrevista ao Só Notícia Boa.
‘Amor é um ato de coragem’
São cinco filhos: João Miguel, de 2 anos; Iara, de 3 anos; Harry, de 4 anos; Wendel, de 6 anos e Douglas, de 11 anos. As crianças foram retiradas da tutela dos pais por negligência. Elas são filhas de uma prima distante de Jhonatan.
Ele conta que soube da história e resolveu ir até o local para conhecê-las aí não teve volta. “Eu me apaixonei completamente”, disse o pai.
Em julho deste ano, Jhonatan e Daniel receberam a guarda definitiva dos cinco filhos, o que garantiu que a família deles se concretizasse mais a cada dia.
Rede de amor e solidariedade
Para cuidar das crianças, o casal conta com uma rede de apoio linda de amigos. Para ajudar ainda mais, foi aberta uma vaquinha, que dará todo o suporte para que Jhonatan e Daniel possam manter a família por alguns meses.
Como 3 dos cinco filhos têm menos de 4 anos, eles ainda precisam de alimentação especial como leite, além de fraldas e acompanhamento médico mais frequente. Com a sua ajuda, o casal pretende terminar de montar o quarto das crianças e comprar o máximo de coisas que eles precisam para viver um pouco mais confortáveis.
Fonte: SNB