Amazônia Sem Fronteira

Saúde

Falta de coragem diária pode estar relacionada a ansiedade e depressão, afirma psicóloga Cintia Lima

O problema está quando algumas pessoas não desenvolvem a coragem até para resolver tarefas mais simples no dia a dia. Quem conclui é a psicóloga Cíntia Lima.

Falta de coragem diária pode estar relacionada a ansiedade e depressão, afirma psicóloga Cintia Lima
(Foto: Divulgação)

A psicologia explica que a palavra coragem está ligada a virtudes como bravura, persistência e vitalidade.   Quando ativa no ser humano, a coragem ajuda as pessoas a atingir objetivos.

O problema está quando algumas pessoas não desenvolvem a coragem até para resolver tarefas mais simples no dia a dia. Quem conclui é a psicóloga Cíntia Lima.

+ Leia mais notícias no portal Amazônia Sem Fronteira

Ela explica que ter coragem para enfrentar essas tarefas em alguns momentos do dia pode ser um desafio. “E quando pensamos em desafios, vem também junto o sentimento de ameaça ou de dificuldade para fazer aquilo que é certo e justo, e muitas vezes impopular, e isso gera um medo dentro de nós”, explica.

A procrastinação, ou seja, o deixar para depois por falta de coragem se torna comum e com isso, muitas pessoas acreditam que os problemas do cotidiano, desaparecerão por conta própria com o tempo ou se tornarão tão pequenos, que poderão ser resolvido depois. Porém, Cintia alerta que este ato pode ser assertivo em algumas ocasiões, ao ter muitos problemas, se priorizar os maiores e deixar os menores para depois.

Mas o grande problema de tudo isso, segundo Cintia, é quando a falta de coragem tem a ver com problemas de saúde. “Não podemos generalizar, mas pode ser sim um sinal de problemas de saúde, tanto psicológica, quanto fisiológica. Ou seja, pode estar ligada a ansiedade, depressão e problemas de autoestima, por exemplo, quando a pessoa tem medo de ser reprovada nas suas ações, ou quem sabe, algum distúrbio no cérebro, que prejudique a memória, diminua o foco e aumente as distrações”, disse.

Ela alerta que nesses casos é preciso buscar ajuda clínica, para avaliar a situação.  Entre as dicas para se manter ativo e cheio de coragem, Cintia conta que com uma agenda com anotações de prioridades, para cada atividade feita, o organismo irá se alimentar dos hormônios de bem-estar, deixando assim a pessoa bem mais disposta para outras tarefas.

Leia também: Sofrimento gerado por crises de ansiedade possui tratamento

Coragem

Com a proposta de despertar a coragem que existe dentro das pessoas, a psicóloga Cintia Lima, realiza no próximo dia 4 de março de 2023, o curso “Coragem”. O evento realizará durante 12 horas, atividades e métodos eficazes do despertar da coragem, para que o participante passe a tomar decisões e conquistar uma vida extraordinária.

O QUÊ: Curso Coragem com Cintia Lima.

QUANDO: 4 de março de 2023 das 8h às 18h.

ONDE: Hotel Comfort, no Distrito Industrial, em Manaus.

Público Alvo: Público em geral.

Contato para mais informações: Instagram @psi.cintialima
(92)98100-4470 / 99272-1349

Fonte: ASSESSORIA

Mais Notícias