O ex-juiz Sergio Moro (União) conquistou, neste domingo (2), a vaga no Senado Federal destinada ao Paraná. Com 97,63% das urnas apuradas, o candidato atingiu 33,71% dos votos e ultrapassou o favorito nas pesquisas, o senador Álvaro Dias (Pode), que está em terceiro lugar, com 23,82%.
A dois dias do pleito deste domingo (2), Moro foi alvo de uma representação da federação Brasil da Esperança, apresentada na Justiça Eleitoral na sexta-feira (30/9), que pedia a retirada de uma postagem feita pelo ex-juiz na qual insinuava que o principal adversário, Álvaro Dias, tinha uma ligação com o Partido dos Trabalhadores (PT). A federação acusou Moro de disseminar desinformação na tentativa de induzir o eleitor do estado. O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) negou o pedido de retirada.
Álvaro terminou a disputa em terceiro lugar, atrás de Paulo Martins, do Partido Liberal (PL), que atingiu o segundo lugar com 29,10%. Os três compõem, juntos, o maior quantitativo de votos entre nove candidatos, o que já era apontado pelas pesquisas eleitorais. No entanto, a ordem prevista pelo último levantamento feito no estado, do Ipec, apresentou um resultado diferent do das urnas.
Na pesquisa, publicada neste sábado (1º/10), Álvaro Dias (Pode) era apontado como o ganhador da única vaga que o estado tinha para preencher neste ano no Senado, com 41% dos votos válidos. Sergio Moro (União) estava em segundo lugar, com 35%, e Paulo Martins (PL) com 14%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o código BR-04355/2022; e no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) sob o código PR-02084/2022.
Fonte: CORREIO BRAZILIENSE