Amazônia Sem Fronteira

Ciência e Tecnologia

Estudantes têm projetos ambientais e desenvolvimento regional na robótica

Estudantes têm projetos ambientais e desenvolvimento regional na robótica

Estudantes têm projetos ambientais e desenvolvimento regional na robótica
(Foto: Divulgação)

Após um ano de várias conquistas para o SESI Amazonas, como o prêmio conquistado no Torneio Nacional de Robótica, o “Rookie Inspiration Award”, além da medalha de ouro nas Olimpíadas Brasileiras de Robótica – Etapa Estadual, ambos recebidos pela equipe Team Prodixy, novos competidores se preparam para a estrear no Torneio SESI de Robótica FLL  2022/2023 amanhã, às 9h, no Clube do Trabalhador.

Escola SESI Dra. Emina Barbosa Mustafa

A equipe Vikings, composta por nove alunos do 6º ao 9º ano, desenvolveu um protótipo de barco movido a energia renovável. “Nosso barco irá se movimentar por meio da energia de baterias armazenadas na parte do convés. Essas baterias serão carregadas por meio de placas solares, funcionando quando o barco estiver parado e em movimento. Já nos períodos de chuva, optamos também pelo uso da energia eólica, que carregará as baterias pela força dos ventos, mas apenas quando o barco estiver em movimento” explicou o aluno Artur Katsuo, 10 anos, ressaltando que para o desenvolvimento da pesquisa se considerou o clima da região, além dos possíveis custos.

“Entramos em contato com uma empresa de energia solar aqui de Manaus, a Critéria Energia. Assim chegamos à conclusão que uma instalação real levaria cerca de R$ 2 a R$ 3 mil, dependendo do tamanho do barco em questão”, pontuou Pedro Gemelli, de 14 anos. Com relação ao protótipo desenvolvido pela equipe Vikings, este foi construído apenas com material reciclado, usando-se de hélices de papelão, plaquinha solar de jardim e baterias de um rádio antigo.

Tendo como base pesquisas do Instituto do Meio Ambiente (IMA) de 2019, a equipe Alpha Robotic, composta por oito alunos do 8º e 9º ano, constatou que a quantidade de famílias sem acesso à energia no Amazonas chega a 160 mil, o que totaliza 3,9% do estado. Por esse motivo, os alunos decidiram desenvolver o projeto chamado “Miniusina hidroelétrica sustentável”, cujo objetivo é usar a correnteza natural dos igarapés para gerar energia elétrica para os ribeirinhos do Amazonas.

De acordo com o aluno e integrante da equipe, Vinicius Maciel, 14 anos, o diesel é um combustível fóssil, não renovável, mais usado para gerar eletricidade na Amazônia Legal, porém além de ser mais poluente e mais caro que a solução do time, ele se tornou uma preocupação global desde que a Guerra na Ucrânia levou a uma redução dos estoques no mundo. “Nosso projeto é usar uma bomba de água adaptável, tanto para a estação de cheia quanto na de seca, pois nos períodos em que os igarapés não tivessem força suficiente para mover as hélices da bomba, será utilizado uma bateria recarregável”.

Pensando também no bem-estar das comunidades ribeirinhas, que sofrem com a instabilidade da energia elétrica, a equipe Smart Lego desenvolveu o projeto “Smart Bike” que, de acordo com a professora e técnica, Denise Ruis, nasceu da possibilidade dos moradores gerarem energia dentro de suas residências, apenas pedalando uma bicicleta ligada a uma bateria. “A equipe concluiu que a energia mecânica seria uma ótima opção, já que ela não depende de fatores naturais como sol ou vento”, pontuou a professora.

Para conhecer mais projetos desenvolvidos pelas 18 equipes participantes do Torneio, além de participar das tradicionais batalhas de robôs, confira abaixo a programação do evento:

Sexta – Dia 4

9h – Cerimônia de abertura do evento Oficina Lego Pilotagem de Robô

9h10 –  Fala da Superintendente do SESI

9h20 – Fala do Representante do SESI – Departamento Nacional

9h40 – Apresentação Temporada SuperPowered

9h50 – Palestra com o sócio fundador e diretor de operações da Critéria Energia – o engenheiro Jhordan Dias

10h25 –  Fala do Juiz Chefe e de Categorias

10h30 – Hi-five

11h – Conheça as demais categorias do Torneio de Robótica – equipes FRC e F1 School

11h15 – Início das avaliações de sala

12h – Almoço

13h – Rounds Oficiais

17h – Show da banda da Escola SESI Emina Barbosa Mustafa

Sábado – Dia 5

9h – Abertura do segundo dia de evento Oficina Lego Pilotagem de Robô

9h10 – Início dos rounds oficiais dos robôs

12h – Almoço

14h – Show com a banda da escola SESI Emina Barbosa Mustafa

15h – Cerimônia de Premiação

15h30 – Show com a aluna Izabelle Ribeiro da Escola SESI Emina Barbosa Mustafa

Fonte: ASCOM/FIEAM

Mais Notícias