O Centro de Educação de Tempo Integral (Ceti) Gilberto Mestrinho, localizado no bairro Educandos zona sul de Manaus, foi selecionado e recebeu a carta-convite para participar da International Talent Mathematics Contest (ITMC), em tradução livre “Concurso Internacional de Talentos de Matemática”. No total, 12 estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental e da 3ª série do Ensino Médio, da unidade de ensino, foram pré-selecionados para participar da competição.
+ Leia mais notícias no portal Amazônia Sem Fronteira
A disputa acontecerá entre os dias 22 e 24 de fevereiro de 2024, em Bangkok, na Tailândia. Lá está localizado o Instituto Thai Talent Training, uma das principais instituições de preparação olímpica do mundo e que também coordena outras competições de matemática.
Contando com 29 questões-problema e um problema extra, a prova é realizada toda em inglês e foi isso que incentivou o professor de matemática e responsável pela competição na escola, Luiz Claúdio de Jesus, a inscrever os alunos dele.
Segundo ele, essa competição possui um teor especial devido à possibilidade de explorar o ensino bilíngue português-inglês, que é lecionado no Ceti. A escola vem desenvolvendo uma série de ações que buscam potencializar o desenvolvimento dos alunos nessas competições e a seleção para o ITMC, juntamente, com as medalhas na Olimpíada Internacional Matemática Sem Fronteira (OIMSF) foram de imensa alegria.
“Acompanhando os resultados, como é feito com todas as competições que os alunos se inscrevem, eu percebi que eles conseguiram a medalha de bronze. Foi uma coisa que nos deixou muito feliz”, disse o professor.
Tradição matemática
O Ceti Gilberto Mestrinho tem bastante estímulo dos professores e membros da escola para que os estudantes participem de competições matemáticas. Neste ano, além da OIMSF e da ITMC, a escola participou de competições como a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), o Concurso Canguru de Matemática e a Olimpíada Brasileira de Matemática Financeira (OBMF).
A estudante Melissa Gabriela Mesquita, de 15 anos, do 9º ano do Ensino Fundamental, foi uma das que realizaram a prova da OIMSF e poderá viajar para a Tailândia. Ela conta que tem muitas expectativas, visto que essa seria a sua primeira viagem internacional e ela se esforçará ainda mais.
“Meus métodos de estudo vão triplicar em questões de matemática, mas também no inglês. Por nossa escola ser uma escola bilíngue, esse é o nosso principal foco”, falou a estudante.
Fonte: ASCOM/SEDUC
• Siga o AmSemFronteira no Facebook – https://bit.ly/3NeHbXt
• Siga o AmSemFronteira no Instagram – https://bit.ly/3pQOKrW