Amazônia Sem Fronteira

Educação

Estudantes do Ceti Gilberto Mestrinho são selecionados para participar de competição internacional de Matemática

Estudantes do Ceti Gilberto Mestrinho são selecionados para participar de competição internacional de Matemática
(Foto; Eduardo Cavalcante/ Seduc)

O Centro de Educação de Tempo Integral (Ceti) Gilberto Mestrinho, localizado no bairro Educandos zona sul de Manaus, foi selecionado e recebeu a carta-convite para participar da International Talent Mathematics Contest (ITMC), em tradução livre “Concurso Internacional de Talentos de Matemática”. No total, 12 estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental e da 3ª série do Ensino Médio, da unidade de ensino, foram pré-selecionados para participar da competição.

+ Leia mais notícias no portal Amazônia Sem Fronteira

A disputa acontecerá entre os dias 22 e 24 de fevereiro de 2024, em Bangkok, na Tailândia. Lá está localizado o Instituto Thai Talent Training, uma das principais instituições de preparação olímpica do mundo e que também coordena outras competições de matemática.

Contando com 29 questões-problema e um problema extra, a prova é realizada toda em inglês e foi isso que incentivou o professor de matemática e responsável pela competição na escola, Luiz Claúdio de Jesus, a inscrever os alunos dele.

Segundo ele, essa competição possui um teor especial devido à possibilidade de explorar o ensino bilíngue português-inglês, que é lecionado no Ceti. A escola vem desenvolvendo uma série de ações que buscam potencializar o desenvolvimento dos alunos nessas competições e a seleção para o ITMC, juntamente, com as medalhas na Olimpíada Internacional Matemática Sem Fronteira (OIMSF) foram de imensa alegria.

“Acompanhando os resultados, como é feito com todas as competições que os alunos se inscrevem, eu percebi que eles conseguiram a medalha de bronze. Foi uma coisa que nos deixou muito feliz”, disse o professor.

Tradição matemática

O Ceti Gilberto Mestrinho tem bastante estímulo dos professores e membros da escola para que os estudantes participem de competições matemáticas. Neste ano, além da OIMSF e da ITMC, a escola participou de competições como a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), o Concurso Canguru de Matemática e a Olimpíada Brasileira de Matemática Financeira (OBMF).

A estudante Melissa Gabriela Mesquita, de 15 anos, do 9º ano do Ensino Fundamental, foi uma das que realizaram a prova da OIMSF e poderá viajar para a Tailândia. Ela conta que tem muitas expectativas, visto que essa seria a sua primeira viagem internacional e ela se esforçará ainda mais.

“Meus métodos de estudo vão triplicar em questões de matemática, mas também no inglês. Por nossa escola ser uma escola bilíngue, esse é o nosso principal foco”, falou a estudante.

Fonte: ASCOM/SEDUC

• Siga o AmSemFronteira no Facebook – https://bit.ly/3NeHbXt
• Siga o AmSemFronteira no Instagram – https://bit.ly/3pQOKrW

Mais Notícias