Para garantir acessibilidade e segurança para as Pessoas com Deficiência (PcD), a Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), em parceria com a Secretaria de Cultura e Economia Criativa, terá um espaço exclusivo no Carnaboi. O evento será realizado no sábado e domingo (25 e 26), no Centro de Convenções Prof. Gilberto Mestrinho – Sambódromo de Manaus.
Coordenada pela Secretaria Executiva de Direitos da Pessoa com Deficiência (SEPcD) da Sejusc, a estrutura conta com um espaço personalizado, com proteção para chuva, banheiro exclusivos, águas disponíveis e intérprete de libras, além de uma sala com equipes multiprofissionais dando o suporte e acompanhamento das pessoas durante o evento.
A secretária titular da Sejusc, Jussara Pedrosa, reforça o espaço e importância dele nos eventos promovidos pelo Governo do Estado. “Para o espaço PcD também temos uma disponível Vila Olímpica que leva o público diretamente para o bloco G”, reforçou a secretária.
Leia também:
- Mais de 30 artistas se revezam no palco do Carnaboi neste fim de semana, no Sambódromo
- Programa Melhor em Casa: Amazonas amplia número de equipes e capacidade de atendimento domiciliar
- Wilson Lima dá início às atividades do Projeto Vida e Saúde do Idoso Ativo
- Casa da Mulher Brasileira reforça rede de proteção no Amazonas
Com a entrada gratuita, o Carnaboi conta com a mistura de festividades e a união entre os boi-bumbá de Parintins e heranças carnavalescas presentes em todo o Brasil. O evento é o pontapé inicial para os ensaios dos bois-bumbás em Manaus, que culminam com a realização do Festival Folclórico de Parintins, em junho.
Ações no Carnaval
Durante todo o Carnaval, a Sejusc realizou orientações e abordagens educativas nos desfiles das escolas de samba, bandas e blocos de Manaus. As ações foram realizadas por equipes multiprofissionais da secretaria, com informações sobre temas voltados aos direitos das mulheres, crianças e adolescentes.
Além disso, foi enfatizada a campanha “Não é Não”, com a distribuição de adesivos e a aplicação de tatuagens temporárias da campanha nacional.
Fonte: ASCOM/SEJUSC