Com o tema “Esporte como Ferramenta Pedagógica”, a escola municipal Álvaro César de Carvalho, no bairro Tancredo Neves, zona Leste de Manaus, encerrou, na manhã de quarta-feira, (18), o “1º Open de Xadrez, com disputa final e premiação da categoria Mirim. A atividade aconteceu em dois dias.
+ Leia mais notícias no portal Amazônia Sem Fronteira
Durante a ação, participaram estudantes de dez unidades de ensino, além da escola municipal Álvaro César de Carvalho. Com isso, a ação envolveu mais de 400 alunos, em dias separados, da Secretaria Municipal de Educação (Semed).
O evento teve o objetivo de incentivar a prática do xadrez nos anos iniciais, contribuindo no desenvolvimento dos alunos. A modalidade de esporte agrega várias habilidades, como atenção, concentração, estratégia e tomada de decisão.
O coordenador do torneio foi o professor de educação física da escola municipal Álvaro César de Carvalho, Tiago Oliveira. De acordo com o educador, o xadrez é uma ferramenta pedagógica e pode contribuir no desenvolvimento integral do aluno.
“A prática esportiva tem sido uma aliada da escola na formação do aluno, e o xadrez é usado como uma ferramenta pedagógica, pois seus valores contribuem para o bom desempenho do aluno em sala de aula”, afirmou o educador.
• Siga o Amazônia Sem Fronteira no Facebook aqui
• Siga o Amazônia Sem Fronteira no Instagram aqui
Sobre a ação, o educador físico destacou que as crianças que participaram do torneio tiveram a experiência de vivenciar uma competição. “Nem sempre elas têm oportunidade de participar de torneios ou de campeonatos, ressaltando que todas as crianças foram premiadas, pois isso é importante no processo educacional. O evento superou todas nossas expectativas, por todo o contexto, pelo número de pessoas envolvidas, a alegria e determinação das crianças”, finalizou o professor.
Fonte: ASCOM/SEMED
👉🏼 Siga o AmSemFronteira no Youtube – bit.ly/43MIy6H
Baixe o APP do AMSF no Google Play – https://bit.ly/3XlNFIR