O vírus se espalha principalmente através do contato direto e prolongado entre pessoas; veja as formas
O surto de varíola do macaco (monkeypox, em inglês) já se espalhou em mais de 20 países. As vias de transmissão da doença são conhecidas, porém, os pesquisadores tentam entender se o vírus sofreu alguma modificação que tem facilitado sua propagação.O maior risco de transmissão é considerado através do contato direto ou muito próximo com um caso confirmado, gotículas ou superfícies e objetos contaminados.
Contato de pessoa a pessoa
A transmissão do vírus de pessoa para pessoa se dá pelo contato direto com fluidos corporais como sangue e pus, gotículas respiratórias ou feridas.
O vírus pode se espalhar durante o contato íntimo entre as pessoas, inclusive durante o sexo, bem como atividades como beijar, abraçar ou tocar partes do corpo com feridas causadas pela doença.
Ainda não se sabe se a varíola do macaco pode se espalhar através do sêmen ou fluidos vaginais. Apesar de não haver essa confirmação, as autoridades de saúde do Reino Unido estão orientando, como precaução, que as pessoas diagnosticadas com a doença usem preservativos por 8 semanas após a infecção.
O período de maior risco de transmissão é compreendido desde o início dos primeiros sintomas até que as lesões tenham cicatrizado e as crostas das feridas tenham caído. Não há evidências atuais de que os indivíduos sejam infecciosos antes do início dos sintomas iniciais.
Fonte: CATRACA LIVRE