Astro do cinema diz que sente vergonha e até evita sair de casa para não ser considerado como ‘egocêntrico, distraído e inacessível’
Brad Pitt declarou, em uma entrevista à GQ, que tem dificuldade em reconhecer rostos, um problema chamado prosopagnosia. O ator de 58 anos afirmou que sente vergonha e evita sair de casa porque acredita que as pessoas o acham “egocêntrico, distraído e inacessível”.
Na entrevista, o astro diz que as pessoas “não acreditam” que ele sofra deste problema e gostaria de conhecer mais gente que lide com os mesmos sintomas que ele.
O neurologista do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, Diogo Haddad, afirma que a prosopagnosia é um sintoma neurológico de alguma doença. Haddad explica que a palavra agnosia vem do grego e significa conhecimento. O prefixo “a” indica falta — falta de conhecimento.
“No caso da prosopagnosia é o não reconhecimento do rosto, mas não é uma doença em si, mas o sintoma de uma lesão cerebral causada por alguma doença como AVC, um tumor, uma lesão inflamatória ou de doenças degenerativas como Parkinson ou Alzheimer”, explica o neurologista. “A pessoa não consegue diferenciar a face de alguém, mesmo que seja familiar.” Por essa razão, essa condição é chamada em inglês face blindness, traduzido como “cegueira da face”.
Karla Dunder, do R7
Fonte: R7.COM