Amazônia Sem Fronteira

Cidade

Emissão de certidões de endereço da Prefeitura de Manaus tem incremento de 80% no primeiro trimestre

Emissão de certidões de endereço da Prefeitura de Manaus tem incremento de 80% no primeiro trimestre
( Foto: Reprodução )

No primeiro trimestre de 2023, a Prefeitura de Manaus, via Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), apresentou incremento de 80,3%, somando de janeiro a março 882 documentos emitidos de certidões de endereço, contra 489 do mesmo período em 2022.

No mês de março, a alta foi de 44,3%, quando o órgão expediu 257 certidões, sendo que no mesmo mês do ano passado foram 178. A primeira via do documento é totalmente gratuita.

A certidão é usada para quem precisa comprovar o endereço oficial, seja de pessoas físicas ou de pessoas jurídicas. O documento oficializa o endereço do imóvel no espaço geográfico do município de Manaus, fazendo a atualização do endereçamento conforme a lei vigente.

Quem precisa da comprovação deve consultar no site implurb.manaus.am.gov.br, na seção “Lista de Documentos”, o que precisa apresentar para fazer o pedido.

Leia também:

Com o requerimento padrão preenchido e com os documentos exigidos, todos digitalizados, o solicitante deve enviar o pedido para o atendimento para o endereço respostaimplurb@outook.com. Importante que os documentos devem ser enviados em formato PDF e o processo é todo on-line, inclusive para acesso à certidão digital.

Documentação

Para solicitar o documento, é preciso apresentar requerimento padrão específico da Certidão de Endereço; documentos que identifiquem a matrícula do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU); contrato de compra e venda ou outro documento que comprove a posse do imóvel; comprovante de residência; croqui de localização (pode ser feito à mão ou pode ser uma imagem do Google Maps, com a indicação do lote); contrato de locação, quando for imóvel alugado; contrato social, quando se tratar de empresa. Os documentos devem ser apresentados originais digitalizados.

“Caso o requerente tenha dúvidas quanto à formalização do processo, pode entrar em contato direto com a Gerência de Mobilidade Urbana (GMU) pelo e-mail gerencia.gmu@gmail.com. ou ligando para o 3625-6582, de 8h às 16h, exceto feriados e pontos facultativos”, informa a gerente do GMU, arquiteta Carolina Azevedo.

Fonte: ASCOM/SEMCOM

Mais Notícias