No mês de janeiro deste ano, o Batalhão de Força Tática da Polícia Militar do Amazonas (PMAM) retirou de circulação 46 armas de fogo, um aumento de 39% em relação ao mesmo período de 2024, quando as ações da unidade policial resultaram na apreensão de 33 armas.
+ Leia mais notícias no portal Amazônia Sem Fronteira
Entre as armas apreendidas pelo Batalhão de Força Tática estavam fuzis, submetralhadoras, rifles, espingardas, escopetas, pistolas, revólveres, além de armas de fogo de fabricação caseira.
O comandante-geral da PMAM, coronel PM Klinger Paiva, destacou o empenho das equipes na retirada de armas de circulação, além da importância da atuação do Batalhão de Força Tática no combate a crimes violentos.
“Esse trabalho que a Força Tática realiza com a apreensão de armas de fogo tem uma participação significativa na sensação de segurança que transmitimos para a sociedade e, também, na redução e no controle dos índices criminais. À medida que a tropa apreende muitas armas de fogo com os infratores, ela evita que crimes aconteçam, como homicídios, latrocínios e roubos”, explicou o comandante-geral.
Redução de homicídios
O comandante da Força Tática, tenente-coronel PM Dionísio Muniz, destacou a redução de assassinatos na capital durante o mês de janeiro. Conforme dados do Centro Integrado de Estatística (Ciesp), em janeiro de 2024, Manaus registrou 51 homicídios. No mesmo período deste ano, foram contabilizados 36 casos.
“No mês de janeiro, tivemos uma redução nos homicídios, com apenas 36 casos registrados em Manaus. Esse é o menor número em 18 anos. Essa quantidade pode nos levar a afirmar que é incognoscível, não sabemos quantos crimes de roubo, homicídios e outros crimes violentos com o uso de armas de fogo foram evitados pelas nossas ações”, destacou o comandante da Força Tática.
Batalhão de Força Tática
A Força Tática é uma unidade especializada subordinada ao Comando de Policiamento Metropolitano (CPM), responsável por realizar o patrulhamento tático ostensivo em áreas com elevados índices de criminalidade, em todas as zonas da capital, além de auxiliar as Companhias Interativas Comunitárias (Cicoms). O batalhão também atua nos municípios próximos à Região Metropolitana de Manaus.
• Siga o Amazônia Sem Fronteira no Facebook aqui
• Siga o Amazônia Sem Fronteira no Instagram aqui
Investimento
Em 2024, o Governo do Amazonas realizou uma série de investimentos na Segurança Pública. Entre as iniciativas, destacam-se o aumento de mais de mil policiais no efetivo da Polícia Militar, o reforço operacional e a aquisição de novos equipamentos, armamentos e tecnologias que auxiliam as forças policiais em ações ostensivas, preventivas e investigativas.
Denúncia
A Polícia Militar do Amazonas orienta a população a informar imediatamente qualquer ação criminosa, por meio do disque-denúncia 181 ou pelo 190. A identidade do denunciante será mantida em sigilo.
Fonte: ASCOM/ PMAM
👉🏼 Siga o AmSemFronteira no Youtube – bit.ly/43MIy6H
👉🏼 Baixe o APP do AMSF no Google Play – https://bit.ly/3XlNFIR