Amazônia Sem Fronteira

Amazonas

Durante apresentação da maior apreensão de cocaína da história do Amazonas, Wilson Lima destaca investimentos em Segurança Pública

Durante apresentação da maior apreensão de cocaína da história do Amazonas, Wilson Lima destaca investimentos em Segurança Pública
(Foto: Diego Peres / Secom)

Nesta segunda-feira (28), durante a apresentação da maior apreensão de cocaína da história do estado, realizada pela Polícia Civil do Amazonas no final de semana, no Rio Solimões, o governador do Wilson Lima destacou que o trabalho foi fruto dos investimentos realizados pelo Governo do Amazonas, nos últimos quatro anos e meio, na Segurança Pública. O Departamento de Repressão ao Crime Organizado (DRCO) da Polícia Civil apreendeu 1,5 tonelada de cocaína, além de maconha, totalizando 2 toneladas de drogas.

+ Leia mais notícias no portal Amazônia Sem Fronteira

Segundo o governador, a aquisição de cinco lanchas blindadas e armamentos, a implementação da Base Anzol, entre os municípios de Coari e Tefé, e de outros equipamentos têm permitido às Forças de Segurança fazerem frente ao tráfico de drogas na região.

“A gente destaca aqui também a estrutura que hoje a gente tem para combater o crime organizado. Não há uma embarcação sequer que passe pelos rios hoje que a nossa polícia não tenha condições de fazer abordagem. Então, graças ao equipamento que a gente tem aqui, às nossas lanchas blindadas, o nosso pessoal pode fazer essa abordagem”, destacou.

Durante a operação, foram apreendidas 1,5 toneladas de cocaína, 240 quilos de maconha tipo Skunk, sete fuzis, munições, coletes balísticos e uma lancha rápida.

Balanço

Segundo a Secretaria de Segurança Pública do Estado (SSP/AM), de janeiro a julho de 2023, já foram apreendidas mais de 20 toneladas de drogas, 756 armas de fogo e de fabricação artesanal (caseiras), além de 11,3 mil munições, totalizando prejuízo ao crime de R$ 358 milhões.

“Tem uma coisa que é importante observar, algo em torno de 80%, 90% dos crimes que acontecem aqui na capital tem relação com o tráfico de drogas. Então, no momento em que a gente sufoca o tráfico de drogas, a gente consegue dar uma resposta muito significativa e diminuir a violência aqui na capital. Hoje, a Polícia Civil, o nosso sistema de Segurança Pública, está dando um prejuízo aí de, aproximadamente, R$ 100 milhões ao tráfico de drogas”, reforçou o governador.

Acompanharam o governador no DRCO, o secretário de Estado de Segurança Pública, general Carlos Alberto Mansur; o delegado-geral da PC-AM, Bruno Fragas; os delegados Mário Paulo e Paulo Benelli, diretor e diretor-adjunto do DRCO e Coordenador da Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (Core-AM), Juan Valério, além do deputado estadual Delegado Péricles.

Apreensão

A ação da Polícia Civil foi desencadeada após a equipe do DRCO iniciar uma investigação em torno de uma organização criminosa especializada em transportar drogas da fronteira para Manaus e demais estados do Brasil. As investigações apontaram que, na noite de sexta-feira (25/08) para sábado (26/08), estariam chegando na comunidade do Pupunha, próximo ao município de Beruri (a 73 quilômetros de Manaus).

Durante abordagem à lancha, foram encontrados sacos de fibra contendo 1,5 tonelada de cocaína e 240 quilos de maconha, além de sete fuzis de grosso calibre, munições, coletes balísticos e celulares. Além de crime de tráfico de drogas, porte ilegal de arma de fogo de uso restrito e organização criminosa, as investigações vão focar na identificação dos suspeitos e para saber para onde os entorpecentes seriam enviados.

Fonte: ASCOM/SECOM

Mais Notícias