Ex-presidente dos EUA diz que candidato do PL superou fake news durante o pleito; líderes da América Latina também se manifestam
Sem citar o nome do adversário, Trump se referiu à Lula como um “desafiante radical de esquerda” no pleito.
“Agora que outros conservadores estão fora da disputa, o presidente Bolsonaro está em uma posição muito forte para ganhar GRANDE (sic). Mais importante, ele será vitorioso porque as pessoas maravilhosas do Brasil apreciam o grande trabalho que ele fez e está fazendo. Tremendo aumento de eleitores nas últimas 24 horas!”, disse o político republicano.
O atual mandatário terminou em segundo lugar, com 43,20% dos votos válidos, atrás de Lula (PT), com 48,43%. Os dois se enfrentarão no segundo turno, que será realizado no dia 30 de outubro.
Líderes da América Latina se pronunciam
Argentina
Diferente de Trump, o presidente argentino Alberto Fernández se dirigiu ao candidato do PT, Luis Inácio Lula da Silva, em publicação feita na noite de domingo (2), após a confirmação do segundo turno. “Estendo meu sincero respeito ao povo do Brasil por sua profunda expressão democrática”, escreveu.
Colômbia
O recém-empossado presidente da Colômbia, Gustavo Petro, também felicitou Lula pela votação. “Parabenizo Lula pela vitória no primeiro turno. Felicito o povo brasileiro por sua enorme participação eleitoral”, escreveu Petro.
Fonte: R7.COM