O sociólogo italiano Domenico De Masi morreu aos 85 anos, em Roma. A morte dele foi confirmada neste sábado (9). Segundo a imprensa italiana, o sociólogo morreu após uma doença rápida e grave.
+ Leia mais notícias no portal Amazônia Sem Fronteira
Domenico De Masi ficou famoso ao publicar o livro ócio criativo. No livro, ele defende que o tempo livro é positivo para estimular a criatividade. Ele era professor emérito de sociologia do trabalho na Università La Sapienza di Roma.
Em junho, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva se encontrou com o sociólogo. Os dois conversaram sobre a conjuntura política atual no Brasil e na Itália, as questões sociais que preocupam os dois países, e abordaram a necessidade de se estabelecer a paz tanto na Europa quanto no resto do mundo.
Em 2019, em entrevista ao Correio, Domenico De Masi disse que o momento atual exigia coragem. “Para se opor à arrogância, é necessária uma coragem inflexível; para educar a ignorância, é necessária coragem missionária; para erradicar a burocracia, precisamos de uma coragem irônica; administrar a democracia requer coragem organizada”, disse.
Já em 2020, Domenico criticou a forma como o governo federal lidou com a pandemia no Brasil. “O Brasil poderia ter evitado muitas mortes: foi atingido muito depois de nós, italianos, que não tínhamos exemplos de forma de combate ao vírus. Estimo muito o povo do seu país, mas a atitude do governo brasileiro e de muitos brasileiros com relação ao coronavírus me pareceu irracional, não consigo entender”, disse em entrevista ao Estado de Minas.
Fonte: CORREIO BRAZILIENSE