Amazônia Sem Fronteira

Cidade

Dois homens são autuados pela prática de garimpo ilegal, em Apuí

Dois homens são autuados pela prática de garimpo ilegal, em Apuí

Dois homens são autuados pela prática de garimpo ilegal, em Apuí
(Foto: Divulgação)

Os indivíduos foram presos durante a Operação Novo Eldorado, do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio)

A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), por meio da 71ª Delegacia Interativa de Polícia (DIP) de Apuí (a 453 quilômetros de Manaus), autuou em flagrante, na quinta-feira (30), dois homens, de 34 e 53 anos, por garimpo ilegal praticado na Floresta Nacional de Urupadi. Eles foram presos durante a Operação Novo Eldorado, deflagrada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e da Força Nacional de Segurança.

Leia também: Roberto Cidade cobra intervenção do DNIT na recuperação da Transamazônica, no município de Apuí

De acordo com o delegado Francisco Rocha, titular da unidade policial, a Floresta Nacional de Urupadi é alvo frequente de incursões de órgãos ambientais, que combatem o desmatamento e garimpos ilegais.

“Em posse dos indivíduos, foram apreendidos uma pistola de uso permitido calibre 9mm, combustíveis e motores. Além disso, nesta sexta-feira (31), serão realizados atos periciais para quantificar as extensões dos danos ambientais e sua natureza, domínio das terras e coordenadas geográficas, para saber se houve degradação na área local”, disse.

Procedimentos

Os homens responderão por dano direto à unidade de conservação e por executar lavra de recursos minerais sem licença ou autorização. Eles ficarão à disposição da Justiça.

Fonte: ASCOM/PC-AM

Mais Notícias