O relatório foi enviado também à Comissão Mista de Controle de Atividades de Inteligência do Congresso Nacional
Um relatório sigiloso enviado pelo Gabinete de Segurança Institucional (GSI) ao Congresso Nacional mostrou que o governo federal havia sido informado sobre eventuais ataques extremistas em Brasília, no dia 8 de janeiro.
A Agência Brasileira de Inteligência (Abin) relatou que identificou a convocação de diversas caravanas com direção à capital federal. No texto, a agência teria informado as intenções desses manifestantes, como a invasão ao Congresso Nacional.
O documento foi enviado a órgãos do governo e, depois, em 20 de janeiro, à Comissão Mista de Controle de Atividades de Inteligência (CCAI). Ele foi assinado pelo chefe do GSI, Gonçalves Dias. O alerta, por sua vez, foi feito pela Agência Brasileira de Inteligência, subordinada ao GSI.
+ Leia mais notícias no portal Amazônia Sem Fronteira
Ao R7, o senador Esperidião Amin (PP-SC), ex-presidente da comissão, disse que solicitou o pedido de desclassificação do caráter sigiloso do documento recebido, “uma vez que se referem a fatos pretéritos e não representam qualquer ameaça à sociedade ou ao Estado brasileiro”. Caberá, portanto, à nova presidência definir a medida.
( Por: Plínio Aguiar e Bruna Lima, do R7, em Brasília )
Fonte: R7.COM