Amazônia Sem Fronteira

Mundo

Ditadura da Nicarágua assume controle e bens da Cruz Vermelha

Ditadura da Nicarágua assume controle e bens da Cruz Vermelha
( Foto: Reprodução )

A Associação da Cruz Vermelha Nicaraguense será administrada pela ditadura de Daniel Ortega e seu patrimônio e bens, 65 anos após a sua criação na Nicarágua, passarão para as mãos do Estado, segundo uma iniciativa aprovada nesta quarta-feira pela Assembleia Nacional (Parlamento).

A iniciativa foi aprovada em caráter de urgência pelos deputados sandinistas e seus aliados, que acusaram a Cruz Vermelha nicaraguense de ter agido contra seus princípios no contexto das manifestações contra o governo, nas quais se exigia a renúncia do presidente do país. Os protestos eclodiram há cinco anos e deixaram centenas de mortos.”Nos atos ocorridos em 2018, que ameaçaram a paz e a estabilidade da nação, algumas filiais desta Associação (da Cruz Vermelha Nicaraguense) agiram contra esses princípios”, de humanidade, imparcialidade e neutralidade, “e contra a sua Ata Constitutiva e Estatutos”, justificaram os deputados sandinistas.

Leia também:

E a própria Associação da Cruz Vermelha Nicaraguense “transgrediu as leis do país ao ignorar e até apoiar as ações dos seus afiliados”, acrescentaram.

Criação de uma nova Cruz Vermelha nicaraguense

Os parlamentares governistas e seus aliados concordaram em revogar o decreto legislativo de 29 de outubro de 1958, através do qual foi criada a Cruz Vermelha nicaraguense.

Também foi aprovada a criação de uma nova “Cruz Vermelha nicaraguense como entidade autônoma, descentralizada, com personalidade jurídica, patrimônio próprio, duração indefinida e plena capacidade para adquirir direitos e contrair obrigações, que será a sucessora legal e sem interrupção da Associação da Cruz Vermelha Nicaraguense”, fundada em 1958.

Fonte: R7.COM

Mais Notícias