O Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) planeja convocar apenas 40 dos 183 aprovados no concurso para o órgão, neste ano. A data de convocação não foi divulgada.
O resultado do concurso foi homologado em julho deste ano. A partir da homologação, o Detran-AM disse que tem até dois anos para convocar e nomear os 183 aprovados. Contudo, o órgão afirmou que está trabalhando para que isso ocorra antes desse prazo.
+ Leia mais notícias no portal Amazônia Sem Fronteira
Ainda segundo o Detran-AM, das 183 pessoas aprovadas no concurso, 108 vão ser convocadas para fazer um curso de formação específico para cada atividade. Os convocados serão: 55 aprovados para o cargo agente de trânsito, 40, aprovados no cargo de examinador de trânsito, 3 perito de trânsito e 10 vistoriadores de veículos.
A data do curso também não foi divulgada. Já os demais aprovados não precisarão passar pelo curso.
O Detran também informou que os servidores celetistas, que hoje ocupam os cargos daqueles que foram aprovados no concurso, “não podem simplesmente serem descartados, de qualquer forma, pois têm uma história de dedicação e trabalho no órgão”.
“Por fim, é importante explicar que na construção do Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR) do órgão, existiam limitações legais por conta da pandemia de Covid-19 para a criação de novos cargos (Lei Federal 173/20), de modo que a quantidade ofertada respeitou a dotação orçamentária vigente”, explicou a direção do órgão em nota.
Fonte: G1-AM