Amazônia Sem Fronteira

Amazonas

Defesa Civil do Amazonas instala estação de réguas linimétricas, em Humaitá

Réguas já foram instaladas em três municípios do interior do estado, para auxiliar no acompanhamento fluviométrico

Defesa Civil do Amazonas instala estação de réguas linimétricas, em Humaitá
(Foto; Edinho Soares/ Suhab)

A Defesa Civil do Amazonas instalou nesta segunda-feira (26) uma estação de réguas linimétricas no município de Nhamundá (distante 383 quilômetros de Manaus), com o objetivo de aprimorar e aumentar o monitoramento hidrológico no estado.

+ Leia mais notícias no portal Amazônia Sem Fronteira

As réguas linimétricas são instrumentos fundamentais para a medição precisa dos níveis dos rios, permitindo a coleta de dados em tempo real. Essas réguas apontam a altura do nível d’água, que serão analisados e comparados com os dados coletados nos períodos de cheia e seca. Essas informações são essenciais para prever e mitigar os impactos, aumentando a segurança da população.

A instalação das réguas está sendo realizada pelo Governo do Amazonas, por meio de uma parceria entre a Defesa Civil do Estado, Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam), Serviço Geológico do Brasil (SGB-CPRM) e as Defesas Civis dos municípios.

O chefe do Centro de Monitoramento e Alerta da Defesa Civil do Amazonas, tenente Charlis Barroso, a importância da instalação das réguas linimétricas. “Ao utilizar essas réguas, a Defesa Civil do Amazonas pode monitorar o comportamento dos rios, identificando possíveis riscos de enchentes e vazantes com antecedência. Essas informações são essenciais para a elaboração de planos de contingência, alertas à população e tomadas de decisão em situações de emergência”, disse.

• Siga o Amazônia Sem Fronteira no Facebook aqui
• Siga o Amazônia Sem Fronteira no Instagram aqui

Com a instalação das réguas linimétricas em Nhamundá, sobe para doze o número de novas estações instaladas pelo Governo do Amazonas, sendo cinco somente neste período da estiagem de 2024.

 

Fonte: ASCOM/DEFESA CIVIL

👉🏼 Siga o AmSemFronteira no Youtube – bit.ly/43MIy6H
Baixe o APP do AMSF no Google Play – https://bit.ly/3XlNFIR

Mais Notícias